Entrevista com Martim Lutero: fé, valores e educação.

 

A Reforma se estendeu a diversos contextos geográficos do planeta e incentivou a criação de um número incalculável de escolas e universidades.  O protestantismo não ocupou-se apenas com a construção de templos religiosos, mas com a criação de inúmeras unidades de Ensino e Pesquisa.

Países em que a reforma protestante ocupou-se com projetos nacionais de ensino e pesquisa são ainda hoje considerados altamente desenvolvidos. Noruega, Suécia e Alemanha possuem um dos mais elevados índices de desenvolvimento humano. Um fator que representa os esforços religiosos na área educacional. O pensamento da Reforma Protestante, sem dúvida, estimulou uma preocupação constante com a formação humana.  

Os Estados Unidos da América é outro país que recebeu fortes influências do protestantismo. Há uma vasta Rede de Ensino vinculada a diferentes denominações protestantes, como: rede luterana, rede metodista, rede presbiteriana.

O Brasil possui um número significativo de escolas e universidades vinculadas a tradição protestante. No Estado do Rio Grande do Sul há um vasto número de centros educacionais vinculados as heranças da imigração europeia e da fé luterana.

Ao passo que novas comunidades eram edificadas no solo gaúcho, igualmente, uma preocupação com a criação de centros de ensino foi despertada. Os luteranos trouxeram em sua “bagagem” mais que costumes e crenças - um apreço formidável pela educação!

O papel das denominações protestantes na esfera educacional é reconhecida como um “patrimônio” inestimável para a sociedade global.  Há milhares de pessoas DESENVOLVENDO um pensamento crítico respaldado nos conhecimentos humano e científico em escolas e universidades confessionais.  Tais pessoas recebem uma formação humanística, muitas vezes, baseada nos fundamentos teológicos da Reforma Protestante: (1) compromisso com a vida; (2) compromisso com a formação; (3) compromisso ético.

Abaixo uma “entrevista” com o Reformador, Martim Lutero.  O objetivo desta entrevista é resgatar os pensamentos de um dos maiores líderes da humanidade. O propósito desta “entrevista” é resgatar uma visão de Lutero para os nossos dias, o nosso tempo, a nossa convivência. 

Pergunta: Dr. Lutero, estamos familiarizados com algumas áreas, como gramática, lógica e retórica. Qual é o “lugar” para os conteúdos listados na educação?

Lutero: Onde estão os pregadores, juristas, médicos e tantas outras profissões... a gramática, lógica e retórica são fundamentais.  “Como ser um bom profissional sem aprender o essencial”?

Pergunta: Você mencionou o estudo da gramática. O quão importante você considera o estudo das línguas?

Lutero: A sabedoria se constrói num aprendizado constante, evidentemente, na origem dos termos e dos seus significados. Eu sempre defendi o estudo da línguas, em especial, a tradução dos escritos sagrados e de todas áreas de conhecimento humano para a linguagem do povo. Não se pode privar ou restringir o acesso ao conhecimento.  A fim de seguir o preceito de Paulo no sentido de que devemos, por necessidade, primeiro, aprender as línguas (I Co 14:29).

Pergunta: Como você descreve o papel de uma educação clássica?

Lutero: Para formar pessoas capazes e competentes na governança de suas próprias vidas e de outras! Uma cidade, um governo, um contexto, jamais progridem sem investir numa formação diversificada. Os Gregos e Romanos, especialmente, deram ouvidos diligentemente para o ensino e a formação de meninos e meninas no intuito de prepará-los para várias estações, períodos, tempos distintos. 

Pergunta: Então, você está dizendo que este tipo de educação procura formar pessoas capazes de exercer funções em todos os níveis da sociedade?

Lutero: Como é bom e agradável aos olhos de Deus que um senhor ou uma senhora, um professor ou uma professora, uma autoridade, um operário ou qualquer pessoa possa exercer uma função que traga resultados proveitosos - tanto na aprendizagem quanto na sabedoria. Assim, indistintamente, desempenhar funções que edificam vidas e enaltecem os próprios dons.

Pergunta: O que não pode faltar num currículo?

Lutero: Acima de tudo, nas escolas de todos os saberes, a lição mais presente deve ser os ensinamentos de Deus.  Jamais negligenciar os idiomas, as artes, as histórias. Familiarizar-se com os grandes feitos e as famosas palavras de todos os tempos. Consequentemente, obter diante de seus olhos os detalhes do mundo, com todo o seu caráter e vida, seus planos e realizações, seus sucessos e fracassos.  Dessa forma, desenvolver a sagacidade e a sabedoria, o essencial para prosseguir e ser capaz de conduzir outras pessoas.  Além disso, gostaria de ensinar-lhes não só a língua e história, mas compor canções, e com música combinar um curso completo de matemática.  Como advertência, a minha própria experiência: “quando jovem eu não estudei muitos poetas e historiadores, em seu lugar, desperdicei tempo com vãs filosofias”.

Pergunta: Conte-nos sobre a eficácia das leituras?

Lutero: Não é o número de livros que faz uma pessoa aprender, nem mesmo muitas leituras, mas ler bons livros. Tenha em mente a importância de não economizar a fim de criar uma biblioteca. Pessoas instruídas frequentam muitas bibliotecas.

Pergunta: O que você sente quanto ouve-se dizer que as Universidades são apenas “fábricas de diplomas”?

Lutero: Em primeiro lugar, creio que não se deve generalizar certos casos que podem ter-se verificado! As universidades... onde a única preocupação são números e onde todos querem apenas méritos, devem rever os princípios básicos de uma educação para a vida. A educação visa colaborar numa descoberta constante dos valores que regem os saberes, ao contrário, torna-se apenas um instrumento para emitir títulos. Em Horizontina, com certeza, há um lugar para aprender engenharia, economia, ciências humanas, arte, teatro, música... sem esquecer do AMOR, da TOLERÂNCIA, da FÉ.

Obrigado, Dr. Lutero, por compartilhar conosco sua visão!

 

  • A entrevista com Lutero é uma adaptação informal e criativa de alguns escritos listados na bibliografia.

 

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS:

1. An Address To the Christian Nobility of the German Nation Concerning the Reform of the Christian Estate – 1520.

2. A Letter To the Councilmen of all Cities in Germany That They Establish and Maintain Christian Schools – 1524.

3. A Sermon on Keeping Children in School – 1530.

 

Sidnei Budke

PASTORAL ESCOLAR & UNIVERSITÁRIA

CFJL - FAHOR

Vivendo momentos únicos no CFJL

    No dia 27 de Março de 2024, nossas turmas do Ensino Médio, 1º anos A e B, participaram…

Read more

Últimas Notícias

Encontro de Líderes de Turma

28-03-2024 Hits:399 Notícias Fabrício Desbessel

      No dia 26 de Março de 2024, tivemos o Primeiro Encontro de Líderes do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, organizado com todo carinho pelos integrantes do GEBM... Leia mais

Famílias e escola se unem para celebrar a Páscoa de forma co…

27-03-2024 Hits:370 Notícias Paulo Marcelo Bechaire

Nos pátios em frente aos prédios da Educação Infantil do CFJL, um evento encantador aconteceu: a montagem da Osterbaum, ou árvore de Páscoa, seguindo a tradição alemã. Com sorrisos e muita... Leia mais

Atividades de Páscoa envolvem crianças dos Maternais II e Ja…

26-03-2024 Hits:500 Notícias Paulo Marcelo Bechaire

Durante a Semana Santa, as turmas dos Maternais II e Jardins da manhã e da tarde se envolveram em uma série de atividades relacionadas à Páscoa. Entre os eventos realizados... Leia mais

Seminário de Diretores e Assembleia da Rede Sinodal de Educa…

26-03-2024 Hits:427 Notícias Fabrício Desbessel

  No período de 18 a 19 de março aconteceu em Porto Alegre o 94º Seminário de Diretores da Rede Sinodal de Educação. A programação oportunizou o compartilhamento de informações... Leia mais

Coordenadoras(es) do CFJL participaram da Formação Executiva…

25-03-2024 Hits:643 Notícias Fabrício Desbessel

        Entre os dias 21 e 22 de março, as coordenadoras pedagógicas Maria Aparecida Berwanger de Andrade, Sônia Teresinha Bertoldi Bianchi e Rosemeri Henn, bem como, os... Leia mais

Tradição em Cores: Pintura de Casquinhas nas Turminhas do Be…

21-03-2024 Hits:917 Notícias Paulo Marcelo Bechaire

Nas salas de aula dos Berçários, Maternais e Jardins, as crianças realizaram atividades de pintura de casquinhas, guiadas por suas professoras e auxiliares. Além de uma expressão artística, essa atividade... Leia mais

Culinária Bilíngue no Maternal II: Cookies como Ferramenta d…

19-03-2024 Hits:525 Notícias Paulo Marcelo Bechaire

A turma do Maternal II do período da tarde esteve envolvida em uma atividade interdisciplinar, utilizando recursos do Sistema Anglo e do Projeto Bilíngue (inglês), para a produção de biscoitos, conhecidos... Leia mais

Turmas de Maternal II e Jardim Exploram Robótica Educacional…

14-03-2024 Hits:714 Notícias Paulo Marcelo Bechaire

As turmas do Maternal II e Jardim da tarde da Educação Infantil estão imersas em uma jornada de aprendizado com o Programa TRON. Esse método de ensino de robótica educativa... Leia mais

Comemorações dos 95 anos de CFJL

04-03-2024 Hits:822 Notícias Milena Wittekind

Na sexta-feira, dia 1º de março, o Centro Tecnológico Frederico Jorge Logemann foi palco de um evento emocionante e marcante em sua história de 95 anos. Durante toda a manhã... Leia mais

CFJL é reconhecida como Escola de Referência Google

01-03-2024 Hits:941 Notícias Fabrício Desbessel

No dia de seu aniversário de 95 anos, o Centro Tecnológico recebeu o certificado de Google Reference School, ou seja, Escola de Referência Google. Isso quer dizer que o... Leia mais

Gratidão aos 95 anos de CFJL

01-03-2024 Hits:1019 Notícias Milena Wittekind

“Tudo neste mundo tem o seu tempo. Cada coisa tem a sua ocasião. Tempo de ficar triste e tempo de se alegrar, tempo de chorar e tempo de dançar”.      ... Leia mais

Explorando o Futuro: Imersão no Método TRON de Robótica Educ…

23-02-2024 Hits:1179 Notícias Milena Wittekind

Durante esta semana, o CFJL viveu um momento de imersão e aprendizado intensivo, impulsionado pelo desejo de oferecer o melhor para nossos alunos em um mundo em constante evolução tecnológica... Leia mais

Estudante do CFJL Conquista Medalha de Ouro na OBInvest

22-02-2024 Hits:1212 Notícias Milena Wittekind

O CFJL tem como maior objetivo ver seus alunos alçando grandes voos. Sempre é motivo de felicidade e satisfação quando nossos alunos colhem os frutos do estudo e da garra... Leia mais

Noite de Entrega: Chromebooks aos nossos alunos do 9º ano do…

20-02-2024 Hits:961 Notícias Milena Wittekind

Ontem à noite (19), celebramos um marco incrível: a entrega dos Chromebooks aos nossos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental até o 2º ano do Ensino Médio. Este momento representa... Leia mais

Renovação da Biblioteca do CFJL: Estímulo à Leitura e Bem-Es…

16-02-2024 Hits:1311 Notícias Milena Wittekind

A revitalização da Biblioteca do CFJL teve início em 2023, surgindo da necessidade de oferecer aos nossos alunos um espaço de leitura acolhedor e propício ao estudo.  Sob a liderança da... Leia mais

Eventos de Abril

02 - (19h) Reunião Ordinária do Conselho de Ensino

03 - (08h) Reunião Administrativa Pedagógica

05 e 06 - 29º Encontro Nacional de Lideranças Estudantis - Região Missões - Colégio Ipiranga Três Passos/RS

05 - (18h) AcamPai - Campus Arnoldo Schneider

08 e 09 - Encontro Nacional de Equipes de Marketing, Comunicação e Tecnologias da Informação - Colégio Teutônia

10 - (08h) Reunião Administrativa Pedagógica

12 - Formação Continuada para Professores de Projeto de Vida – Online (Noite) 1º encontro

15 - Reunião da Câmara de Educação Profissional  - Presencial

16 - (08h) Reunião Administrativa Pedagógica

23 a 26 - Bett Educar Brasil

23 - Cinema Fundamental Anos Iniciais GEBM

23 - (08h) Reunião Administrativa Pedagógica

26 e 27 - Encontro Nacional de Professores de Educação Física e de Treinamento Esportivo - Bonja/IELUSC Joinville/SC

29 e 30 - GAP - presencial na Rede Sinodal de Educação em São Leopoldo

30 - Hora Cívica Dia do Trabalho - Resp. Ciências Humanas e MKT

30 - (08h) Reunião Administrativa Pedagógica

Todos os eventos do ano