Técnicos em Mecânica são preparados para trabalhar com normas técnicas relacionadas à segurança, planejar e executar projetos mecânicos; selecionar materiais e componentes para aplicações em processos de fabricação, planejar e atuar em manutenção mecânica, supervisionar equipes de trabalho em áreas específicas, reconhecer e montar componentes em conjuntos mecânicos e atuar nos campos de componentes elétricos, hidráulicos e pneumáticos. O profissional pode prestar assistência técnica à compra, venda e utilização de maquinas e equipamentos especializados, além de empregar instrumentos de precisão para aferir as condições de produção e providenciar a correção de possíveis falhas.

O que você aprende?

Produção Mecânica, Planejamento Industrial e Ambiental, Desenho, Eletricidade, Elementos de Máquinas e Soldagem, e Informática.

O estudante conta também com a integração com o curso de Engenharia Mecânica da FAHOR, tendo acesso a uma formação diferenciada que lhe permite participar de experimentos, atividades em laboratórios, eventos, projetos e outros com os estudantes de nível superior.

Duração: 2 anos

Estrutura Curricular: O curso está estruturado em regime seriado por módulos, perfazendo um total de mil e duzentas (1200) horas, acrescidas de quatrocentas (400) horas de estágio curricular (Clique aqui para ver a Estrutura Curricular).

Laboratórios utilizados pelo curso:

Laboratório de Eletricidade
Laboratório de Informática - Industrial
Laboratório de Metalografia e Ensaios Mecânicos
Laboratório de Metrologia e Instrumentação
Laboratório de Motores, Transmissão e Prototipagem
Laboratório de Produção, Operações e Processos
Laboratório de Sistemas Hidráulicos e Pneumáticos
Laboratório de Soldagem
Laboratório de Usinagem

Depoimento:

“O curso técnico em Mecânica do CFJL foi de grande importância na minha carreira profissional. Cursei Engenharia Mecânica na FAHOR, entretanto, durante todo o período em que eu não estava graduado, foi a formação técnica que me auxiliou e me deu base para progredir na empresa onde trabalho. O curso técnico em mecânica nos dá uma excelente visão de todos os processos e ferramentas que são utilizados no dia-a-dia de uma empresa deste ramo, além de grande exposição prática durante as aulas, o que auxilia de forma consistente o aprendizado. O CFJL também dispõe de uma ótima infraestrutura, com laboratório e maquinários modernos além de professores com grande experiência profissional na área. Sem dúvida, é um ótimo investimento e abre portas para um futuro melhor”.

Guilherme Beras
Professor e Gerente de Projetos