O trabalho com leitura é uma prática constante. Se por um lado, tem o objetivo de formar leitores competentes, por outro, constitui a matéria-prima para o ato de escrever.

Cabe a nós professores, proporcionar às crianças e aos adolescentes um convívio estimulante com a leitura, assim como permitir que ela cumpra o seu papel, ou seja, o de ampliar pela leitura da palavra, a leitura do mundo. Em qualquer atividade profissional, ler é fundamental. Por isso, cuidar da leitura é doar ao aluno um instrumento precioso para a construção do futuro. Ler é um processo, porque nunca acaba; sempre pode ser aprofundado, refeito a luz de novos dados, de novas descobertas e interações. É tempo de ler e ler muito...

Com este intuito realizou-se nos dias 08 e 09 de outubro, nas dependências do Colégio Frederico Jorge Logemann a culminância da IV edição do Projeto Autor Presente, onde oportunizamos aos alunos das Séries Iniciais, Ensino Fundamental e Ensino Médio um encontro direto com o escritor e professor Charles Kiefer. Muitas foram as atividades desenvolvidas e obras lidas. Lemos Caminhando na Chuva, Contos Escolares, Quem Viu Meu Pai Por Aí?, Aventura no Rio Escuro, O Pêndulo do Relógio e Quem Faz Gemer a Terra. Também foi ministrada pelo escritor uma Oficina de Contos onde muitos alunos demonstraram seus talentos na produção textual.

É papel da escola desenvolver habilidades. Mas é necessário ir além. É necessário desenvolver a leitura interpretativa, a leitura das entrelinhas, tipo de atividade que habilita os alunos a realizar operações mentais como análise, síntese, extrapolação e identificação das intenções do emissor, habilidades mentais necessárias à construção do pensamento crítico.

Temos certeza que este trabalho nos abriu novos horizontes na construção do nosso saber, porque cada um de nós deu um pouco de si em prol deste trabalho.

Agradecemos a todos vocês alunos que foram os personagens principais na criação, recriação, nas encenações e na contextualização do enredo, aos pais que investiram na aquisição da obra, a Direção, Coordenação e colegas Professores.

Nós, professoras de Português e Literatura (Edi Hirt, Viviane Casali, Nadir Pimentel Gomes, e Daniele Schuster), dizemos Muito Obrigado! A semente em prol da leitura mais uma vez foi lançada na certeza de uma farta colheita.