O projeto “Meio Ambiente - de olho em você”, do CFJL, conquistou o 2º lugar na categoria melhor projeto ambiental, apresentado na Gincana Solidária da Virada Ambiental, realizada na semana passada, em parceria entre a Prefeitura Municipal, o Rotaract Club. O projeto foi desenvolvido a partir do trabalho da 8ª série, estudado por todas as turmas do ensino fundamental da escola.

O projeto consiste em pesquisar os tipos de lixos existentes em Horizontina. A equipe participante da gincana aproveitou a aprendizagem deste estudo e desenvolveu um novo viés para o evento: apresentaram, durante o Seminário de Meio Ambiente, os tipos de lixo (hospitalar, orgânico, seco, resíduos de construção, industrial e eletrônico), como são tratados e quais são as empresas que realizam a reciclagem e recolhimento. Também entrevistaram garis de Horizontina, que disseram que a maior dificuldade na separação do lixo no município é reconhecer o que é lixo seco e o que é orgânico, pois a população separa, mas não identifica o tipo de lixo nos sacos onde é depositado. Ainda, durante a entrevista, constatou-se que isso ocorre principalmente no centro da cidade. Assim, os alunos fizeram adesivos de identificação para facilitar o trabalho dos garis e para contribuir com o processo de reciclagem.  Os adesivos serão distribuídos para as famílias residentes no centro da cidade.

Agora, o projeto premiado será apresentado para o Conselho Municipal de Meio Ambiente, para sua apreciação e entrega do valor conquistado com a premiação (R$ 2 mil), que será utilizado para confeccionar mais adesivos para atingir o maior número de moradores. A coordenadora do projeto é a professora Maria Aparecida Berwanger de Andrade.