Aproveitando o momento da realização da Copa do Mundo no Brasil, a professora Ana Dal Molin, da 2ª série A, trabalhou com seus alunos sobre “equipe”. Ela explicou em sala de aula quais são as características de uma equipe e também como deve ser um líder, quais as atitudes que deve tomar, como um técnico de futebol, por exemplo.

Para o tema de casa, cada um deveria imaginar que era o técnico de uma equipe e desenhar como seria o uniforme do grupo. Os alunos adoraram a ideia pois, conforme contam, puderam desenhar, pintar e fazer colagens. “Eles puderam elaborar o uniforme à sua maneira, com bastante liberdade de criação”, destaca a professora Ana. E criatividade aflorou: apresentaram uniformes diversos: coloridos, verde e amarelo, com colagem de erva mate e grãos de feijão, cor de rosa, listrado, pintado com tinta, colagem de brilho...

E como deve ser uma equipe? Todos erguem o dedo para falar: “Deve ser unida!”, diz rapidamente um aluno. “Se um não está fazendo o que o técnico diz, ele deve ser substituído, porque se ele faz errado, ele prejudica todo o grupo”, explica o outro. A colega diz: “o técnico precisa ter coragem para assumir os erros”.  “Todos têm que fazer a sua parte, daí as coisas dão certo”, complementa a outra menina. Pronto: aprendizado concretizado! A turminha esperta da 2ª série A do CFJL já pode colocar o conhecimento em prática com seus colegas de equipe.