O CFJL realizou nesta semana mais uma atividade do Programa Estudiosos. Com a finalidade de fomentar o hábito e a disciplina de estudo para seus alunos, o CFJL desenvolve o programa por meio de encontros que auxiliem na descoberta da importância e no desenvolvimento de técnicas e rotinas de estudos, a partir da socialização de comportamentos adequados ao estudo.

Na segunda-feira, dia 25, a escola recebeu dois ex-alunos para conversar com as turmas do ensino médio. Wilson Eduardo Dreissig Hirt e Renata Camargo Quedi falaram sobre suas experiências como estudantes citando exemplos positivos e negativos, destacando a importância do estudo. Wilson atualmente cursa Engenharia Elétrica na UFRGS e disse que todos os ensinamentos que recebeu no CFJL foram fundamentais não só para obter a aprovação no vestibular, mas para toda sua caminhada acadêmica. Além disso, enfatizou: “Estudem. O mundo está cheio de oportunidades, mas para alcançá-las é necessário muita dedicação e foco em seus objetivos”. O jovem também frisou: “Uma das coisas mais marcantes que lembro do CFJL é a paixão que os professores demonstravam pelas disciplinas que estavam ensinando, fato este que não presenciei novamente em meus estudos universitários, tanto no Brasil quanto no exterior”.

Já Renata, é acadêmica de Ciências Econômicas e seu principal conselho aos alunos foi para acreditarem em seu potencial e manterem o foco. “Nunca esqueçam que as coisas são resultados do próprio esforço e dedicação, e que a recompensa de vencer um desafio é muito melhor do que a sensação de não ter feito nada. Não vejam a necessidade do estudo apenas como um fator para passar no vestibular, mas também como um diferencial lá na frente. E principalmente, aproveitem a oportunidade que possuem de estarem em um colégio tão maravilhoso, o qual sinto muita falta”, disse. Ao final, Renata disse que os valores que aprendeu no CFJL hoje se tornam fatores destaque para o seu crescimento pessoal e futuramente profissional. “O objetivo do colégio comigo foi atingido, já que há em mim sempre o desejo de ‘alçar voos’ ainda maiores cada vez que me aperfeiçoo e amadureço”, finaliza.

O Programa Estudiosos é realizado com base no entendimento de que o ser humano tem a disposição para a aprendizagem, mas necessita aprender a estudar para que a aprendizagem seja significativa em sua vida.

"Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende."  (Leonardo da Vinci)