Uma atividade com diferentes propostas de aprendizado em diversas áreas. Este foi o trabalho desenvolvido com os alunos da 2ª série A. A professora Ana Dal Molin desafiou os alunos para fazerem o tema de casa pesquisando as lendas gauchescas, escolhendo a sua preferida e se preparando para apresentar aos colegas. A apresentação podia conter cartazes, painéis, fotos ou outros recursos auxiliares.

Assim, a aula uniu os trabalhos em comemoração à Semana Farroupilha à prática da contação, com aprendizado sobre a percepção e a interpretação de histórias e estimulação da memória. A professora explica: “A atividade foi filmada para posteriormente, mostrar aos alunos como foram suas performances, com o objetivo de melhorar a postura, entonação, dicção, oratória, vencendo a timidez e estimulando a desinibição”.

Cada aluno também desenhou a lenda escolhida em lixa de fogão com giz de cera  e os trabalhos estão expostos na sala de aula.

As lendas pesquisadas foram O Negrinho do Pastoreio, A lenda do quero-quero, São Sepé, João de Barro, A lenda da erva mate e a A moça do cemitério.