Entre os assuntos estudados pela turma do Maternal II estão os meios de transporte. A professora Leila Franck ensinou sobre sua diversidade – terrestres, aquáticos e aéreos - aliando à música Carimbador Maluco, de Raul Seixas, que os alunos apresentarão no encerramento do ano e que também faz parte do estudo sobre os compositores brasileiros.  

Para complementar e contribuir no processo de aprendizagem, os alunos trabalharam com materiais recicláveis como rolinhos de papel higiênico, caixas de leite, papéis, chapeuzinhos de aniversário, tampinhas de garrafas pet e fitas adesivas coloridas e cada aluno construiu sua aeronave, transporte abordado na canção.

Depois, a turma confeccionou um foguete para que os alunos pudessem entrar e se imaginar viajando no espaço e assim aprenderam também sobre os planetas e o sistema solar, criando também um planetário para enfeitar a sala, a partir do modelo apresentado pela professora. Nesta parte da atividade, a professora trabalhou também com a matemática, pedindo ajuda dos alunos para enfeitar o foguete com determinadas quantidades de estrelas. “Foram duas semanas de planejamento elaboradas com muito prazer e ainda mais ainda vendo o resultado e o aprendizado dos meus alunos. Foi muito gratificante realizar a atividade e ver eles próprios inventando, criando e construindo”, destaca a professora.

“Pluct, Plact, Zummm

Não vai a lugar nenhum

Pluct, Plact, Zummm

Não vai a lugar nenhum

 

Tem que ser selado, registrado, carimbado

Avaliado e rotulado se quiser voar!!

Se quiser voar

Pra lua, a taxa é alta

Pro sol, identidade,

Vai já pro seu foguete viajar pelo universo

É preciso o meu carimbo dando, sim sim sim sim”

(Trecho da música Carimbador Maluco)