A Seleção Gaúcha de Voleibol Infanto-juvenil Feminino conquistou o troféu de 1º lugar no Campeonato Brasileiro de Seleções, disputado no Centro de Desenvolvimento do Voleibol, em Saquarema, Rio de Janeiro, no último domingo, dia 30. O título histórico foi conquistado de forma invicta, com vitórias de 3x0 sobre Distrito Federal e Goiás, depois uma por 3x2 sobre Santa Catarina, e novamente por 3x0 sobre Tocantins (quartas de final), Minas Gerais (semifinal) e Paraná (final).

O horizontinense Diogo Desbessel, técnico de voleibol do CFJL e do Projeto Voleibol Solidário, é Assistente Técnico da equipe campeã. Ele destaca: “Para mim, fazer parte desta conquista foi realmente especial, e foi num lugar especial, com toda uma atmosfera voltada ao voleibol e com a presença de técnicos renomados do cenário nacional, e foi de forma espetacular vencendo a semifinal e a final sem dar chances aos nossos adversários. Agora, Horizontina também faz parte da história do voleibol gaúcho”.

O Rio Grande do Sul só havia conquistado esta competição, que é a mais importante do voleibol nacional de base, no ano 2000. Desde lá, foram boas colocações no pódio, mas sem subir no degrau mais alto. Desta vez, as atletas e comissão técnica reescreveram a história e credenciaram o estado como o melhor voleibol brasileiro da categoria em 2014.