O CFJL iniciou as atividades do projeto ambiental “O mundo que eu quero”, que envolve alunos desde a 4ª série até o ensino médio.

A primeira ação foi um momento de reflexão com vídeos e debate sobre ‘o preço de nossos erros’, que chama a atenção os problemas que temos ou teremos no futuro a partir das atitudes atuais, como doenças renais ao beber pouca água, descarte de lixo sem consciência e consumo exacerbado que provoca a contaminação de rios, a necessidade futura de comida sintética, expectativa de vida muito baixa, desemprego, etc.

“Ainda é possível fazer algo para salvar o planeta. O que nós estamos fazendo com nossa vida? Estamos tornando-a lixo? Não adianta queremos salvar a Amazônia se não cuidamos do pátio da escola, se não vigiarmos nossas pequenas atitudes em casa em relação à agua e ao lixo que produzimos, por exemplo. Precisamos ter um consumo sustentável e passar a observar melhor o que podemos fazer, deixar de fazer e começar a agir”, destacou o vice-diretor diurno do CFJL, Olmiro Ribeiro Junior.

A professora Maria Aparecida Berwanger de Andrade, que coordena o projeto, também provocou o debate e reflexão sobre as consequências de atitudes impensadas. O projeto terá continuidade em todo o ano letivo com diversas ações, sendo que o CLICK CFJL – Concurso de Fotografia e a Escola Aberta.