O Programa de Capacitação Profissional/Aprendizagem desenvolvido pelo CFJL com o intuito de preparar alunos do ensino médio, entre 14 e 16 anos, para o mercado de trabalho, por meio de palestras, atividades e orientações semanais, está concluindo suas atividades de 2015.

Neste ano, 46 alunos participaram ativamente da capacitação, aprendendo sobre diversos temas, que são curriculares do Ministério do Trabalho e Emprego, como visão empresarial, responsabilidade e relacionamento, marketing e apresentação pessoal, prevenção ao uso do álcool e outras drogas, mercado de trabalho, raciocínio lógico, liderança, comunicação oral e escrita, seleção, recrutamento e elaboração de currículos, ética, direitos humanos e trabalhistas, prevenção de incêndios e primeiros socorros, cidadania e solidariedade.

Além disso, outros temas foram abordados, como “Empresários ou Empreendedores?”; “A importância de uma língua estrangeira na vida profissional” e “Ética e Comportamento Pessoal para o Mercado de Trabalho”, com a Doutora Cátia Saft, juíza da Comarca de Horizontina.

Conforme o coordenador do programa, Rubens Beras, neste ano, 21 alunos foram encaminhados pelo programa para serem aprendizes em empresas de Horizontina, sendo que 5 foram efetivados. “As possibilidades para o próximo ano apresentam-se motivadoras, pois haverá o incremento na contratação de novos aprendizes, conforme indicação da legislação, e a novidade é que algumas empresas já estão realizando processo seletivo de novos candidatos”, afirma Rubens.   

Nesta quarta-feira, foi realizada a certificação aos alunos, seguida de confraternização.