Os alunos do CFJL são incentivados à leitura desde a educação infantil, seja com atividades de rotina, seja com projetos como “Hábitos de Estudo”, e “Semana Literária”. Assim, a biblioteca disponibiliza milhares de obras de diversos gêneros, entre eles, os gibis, que fazem o maior sucesso em todos os níveis de ensino, com maior destaque para educação infantil e séries iniciais. O interesse pela leitura dos gibis tem chamado a atenção das professoras e da bibliotecária, Lilian Deuner Schulz, que destacam positivamente a escolha dos alunos. Em 2015, por exemplo, aproximadamente 11 gibis foram retirados por aluno, sem contar as leituras feitas na própria biblioteca durante o recreio ou nas aulas de leitura. “Uma das leitoras mais entusiasmadas de gibis retirou nada menos que 155 gibis em 2015”, conta Lilian.

As professoras explicam que os gibis são interessantes para as 2ªs e 3ªs séries, por exemplo, pelo formato dialogado da história, que atrai mais a atenção do leitor e também porque cada balão contém poucas palavras, o que facilita a sequência de compreensão dos alunos que ainda não estão muito fluentes na leitura. Já nos pequenos da educação infantil, as histórias em quadrinhos são importantes pois através dos desenhos em sequência as crianças fazem uma leitura da história, mesmo na pré-alfabetização. Os gibis são trabalhados pela sua riqueza de figuras, pela sequência de ideias que são relevantes nesta fase da alfabetização.

Os gibis Turma da Mônica Jovem, Mônica, Cascão, Chico Bento moço e Cebolinha, estão entre os preferidos da criançada.

Neste ano, a novidade é a assinatura da revista do mangá Naruto, e os admiradores deste personagem já podem retirar seus gibis.