Um aprendizado prazeroso, moderno e que auxilia na compreensão de temas de diversas disciplinas. Assim são as aulas de robótica para os alunos do 9º ano e do ensino médio do CFJL. A escola oferece a atividade como extracurricular gratuitamente.

Nas aulas, os alunos estão aprendendo a trabalhar com Arduino, que é uma plataforma para prototipagem (robótica, automação, etc) grátis e fácil de usar porque é um minicomputador com programação simplificada.

Os alunos aprendem a fazer programação e elaborar projetos tecnológicos com as mais diversas funcionalidades, desenvolvendo o raciocínio lógico para contribuir com o aprendizado de física, e matemática, por exemplo, ao colocar em prática alguns conceitos teóricos trabalhados nestas disciplinas.  Além disso, os estudantes estão aprendendo conteúdos de eletricidade e eletrônica, descobrindo como funcionam e como são construídos alguns instrumentos que utilizam no dia a dia.  

O desenvolvimento escolar do jovem se torna mais rápido e a compreensão de temas mais complexos fica mais divertida, pois eles podem experimentar como funciona a teoria na prática.

Durante todo o ano, os alunos têm aulas semanais no Laboratório de Robótica da FAHOR, com o coordenador do curso de Engenharia de Controle e Automação, professor Cristiano Rosa dos Santos, e com os acadêmicos Augusto Garbrecht e Taís Pereira. Depois de passarem por todos os conteúdos, os alunos estarão aptos a participar do Desafio de Robótica, quando, em equipe, construirão um robô com programação adequada para cumprir os desafios propostos.