Brincar e estudar em um espaço cômodo, alegre e seguro é essencial para o aprendizado e para sentir-se bem. Na educação infantil do CFJL, as salas de aula sempre foram preparadas com muito carinho por cada professora para deixar as crianças à vontade. E agora, estão ficando ainda melhor. A partir dos estudos da coordenadora Rosemeri Henn em seu projeto de doutorado, as professoras se propuseram, colaborativamente, a estudar e refletir sobre a qualidade das estratégias de avaliação. Na prática, as professoras aprimoraram o espaço educativo, com mudanças na disposição de materiais nas salas de aula.

Elas repartiram as salas de aula em nichos ou áreas de atividades mais atraentes, como por exemplo, a professora Patrícia Rossarola, do Berçário III B, criou lugares específicos para leitura, cozinha, salão de beleza, oficina mecânica, pista para carrinhos, material para artes, substituindo assim materiais pouco atrativos por outros de mais interesse dos alunos. Nas salas têm também fruteiras, escritórios, casinha, etc. As professoras também introduziram materiais e atividades novas e não convencionais, como por exemplo, esquiar com caixa de sapatos, brincar com caixas, pescar tampinhas de garrafa pet com pegador de massa, etc. Assim, conforme a coordenadora, se promove o enriquecimento do processo de ensino-aprendizado, estimulando a autoestima, auto-organização, iniciativa, curiosidade, criatividade, a compreensão da ligação com o mundo, bem como desenvolver a motricidade, expressões artísticas, linguagem, e a compreensão do mundo físico, tecnológico e social.