O CFJL e a FAHOR capacitaram mais de 300 alunos da região por meio do 6º Curso Regional de Capacitação de Liderança Solidária. Os participantes, líderes de turma e integrantes de Grêmios Estudantis da 7ª série até o 1º ano do ensino médio de 28 escolas de 10 municípios, aprenderam e compartilharam experiências sobre os tipos de liderança, perfil do líder colaborativo, e exemplos de liderança e de líderes que se destacaram.  

Após a realização de 3 encontros, os responsáveis pelo evento desafiaram os grupos de cada escola a colocar em prática o aprendizado, elaborando e desenvolvendo um projeto em sua instituição, que foi apresentado ao grande grupo no encontro final, realizado dia 30 de junho.

Conforme o coordenador do evento, Rubens Beras, foram diversas áreas escolhidas com propostas de melhorias como: relações pessoais, criação de horta escolar, melhorias nos laboratórios, bibliotecas, e outras estruturas da escola, reativação de rádio escolar, realização de gincana do conhecimento para aperfeiçoar as técnicas de trabalho em grupo, ações contra o bullyng, merenda saudável, coleta de mantimentos para merenda, diversos sobre meio ambiente para reaproveitamento de materiais e sobre as atitudes de cada um para deixá-lo cada vez melhor. “Vimos que os alunos realmente se empenharam em seus projetos e que absorveram os conteúdos que trabalhamos. Eles estão conscientes sobre suas ações como líderes e preparados para diferentes situações do dia a dia que requerem suas intervenções para contribuir, incentivar e atuar junto com os demais, sempre buscando dar o melhor de si e extrair o melhor dos outros”.

As escolas participantes foram de Horizontina, Boa Vista do Buricá, Crissiumal, Independência, Nova Candelária, Novo Machado, São José do Inhacorá, São Martinho, Tucunduva e Tuparendi.