As professoras Patrícia Rossarola, Elisandra Rasia, Graciane Paranhos, Rosemeri  Henn, Tailine Dewes e Ana Bozeto participaram do 31º Congresso de Educação Básica da Rede Sinodal, de 19 a 21 de julho em Jaraguá do Sul/SC.

O grupo representou a equipe da Educação Infantil do CFJL em uma oficina para 40 professores da Rede Sinodal, apresentando a experiência realizada na escola com o projeto de aprimoramento do espaço educativo em cada sala de aula.

O projeto surgiu a partir do doutorado da coordenadora Rosemeri Henn, e propôs mudanças na disposição de materiais nas salas de aula para promover o enriquecimento do processo de ensino-aprendizado, estimulando a autoestima, auto-organização, iniciativa, curiosidade, criatividade, a compreensão da ligação com o mundo, bem como desenvolver a motricidade, expressões artísticas, linguagem, e a compreensão do mundo físico, tecnológico e social. As professoras repartiram as salas de aula em nichos ou áreas de atividades mais atraentes, como por exemplo, lugares específicos para leitura, cozinha, salão de beleza, oficina mecânica, pista para carrinhos, material para artes, substituindo assim materiais pouco atrativos por outros de mais interesse dos alunos. Também foram utilizados materiais e atividades novas e não convencionais, como por exemplo, esquiar com caixa de sapatos, brincar com caixas, pescar tampinhas de garrafa pet com pegador de massa, etc.

Conforme Rosemeri, apresentar a oficina foi muito positivo, pela troca de ideias e possibilidade de exposição do trabalho desenvolvido na educação infantil do CFJL, e o resultado dele no desenvolvimento dos alunos.