Nesta segunda-feira, 20, foi realizada a Aula Inaugural do Curso Técnico em Mecânica do CFJL/FAHOR, em parceria com a John Deere. Em mais uma parceria do CFJL/FAHOR com uma grande empresa, mais pessoas serão qualificadas e terão oportunidade de saírem com um emprego garantido. O Curso será ofertado com bolsa integral e os alunos que obtiverem bom desempenho, frequência e aprovação no curso terão perspectiva de emprego na empresa.

Na oportunidade, estiveram presente o Prefeito Municipal de Horizontina, Antônio Lajús, a Secretária de Educação, Ivete Callegaro da Silva, o Vice-Diretor do CFJL, Wilson Hirt, os Representantes da John Deere, Ricardo dos Santos e Jackson Schneider, o coordenador do Curso Técnico em Mecânica, Magnos Borgmann, o Coordenador Administrativo do CFJL/FAHOR, Fabrício Desbessel e, o Presidente da ACIAP, Elton Spohr.

Historicamente, o CFJL e a John Deere possuem uma longa parceria, iniciada no ano de 1975, que sempre visou a preparação de jovens para o mercado de trabalho na área de mecânica. Também a John Deere, com seus programas de incentivos, sempre auxiliou seus colaboradores a buscarem formação, seja no técnico e até mesmo na graduação.

Esse ano a parceria foi revitalizada e a proposta foi de selecionar 30 jovens na região para cursarem o Curso Técnico em Mecânica e, assim, propiciar o ingresso no mercado de trabalho. O processo seletivo teve cerca 400 inscritos, que realizaram uma prova teórica. Os 60 classificados passaram, então, para uma prova prática, e destes, 45 foram selecionados para uma entrevista com um psicólogo para, assim, determinar os 30 candidatos aprovados para ingressar no curso.

Na aula inaugural, o coordenador administrativo do CFJL/FAHOR, Sr. Fabrício, explicou a todos sobre a parceria e sua importância regional como um programa inovador onde a empresa investe em jovens que depois podem se tornar seus colaboradores, ao invés de contratar e só então investir.

Sr. Ricardo Santos e Sr. Jackson Schneider, representando a John Deere, também falaram da importância do programa e como essa oportunidade poderá mudar a vida dos jovens selecionados. Deram inúmeros exemplos de suas vidas visando deixar claro a importância de aproveitarem a oportunidade e se dedicarem para serem ótimos profissionais, pois é isso que todas as empresas procuram. Ao final, deixaram a mensagem de fazer tudo com o coração. Quem age com o coração sempre faz da melhor forma e colhe os melhores resultados.

O vice-diretor do CFJL, Sr. Wilson Hélio Hirt, deu as boas vindas à todos e comentou sobre o histórico do Curso Técnico em Mecânica do CFJL, sua importância para a cidade e região, bem como da alegria de estar iniciando essa novo tipo de parceria. Ainda, apresentou todos os professores do curso que se faziam presentes: Valdir Garbrecht, Márcio Lang, Ilvo Paulo Haacke, Magnos Borgmann, Fernando Hallmann e Adriana Weber.

O coordenador do curso, Prof. Magnos Borgmann, também deu as boas vindas a todos e parabenizou os alunos, pois estes foram aprovados num processo seletivo concorrido e isso já foi um grande passo. Agora, é necessário se dedicar aos estudos e, ao final dos 2 anos de curso, se formar como Técnico em Mecânica.

O Prefeito Municipal, Sr. Antônio Lajús também usou a palavra para parabenizar os aprovado. Segundo ele, a educação vem em primeiro lugar e é necessário sempre optar por investimentos na educação, seja nas famílias ou no poder público.

Passados os pronunciamos, os 30 alunos foram chamados para se apresentar publicamente e depois assinar um termo onde se comprometem em finalizar o curso em 2 anos. Ao final da aula, foi servidor um coquetel e todos os participantes puderam conversar e sanar dúvidas quanto ao curso, quanto à parceria e também foi um momento que os alunos puderam conversar som seus professores.