A professora do CFJL e da FAHOR, Aline Cristina Riffel realizou uma apresentação e debate sobre sua dissertação de mestrado para alunos que compõem o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Imaginário Social – GEPEI, da UFSM. Sua dissertação é intitulada "Autonomia e imaginário na educação: o pensamento de castoriadis e a relação com o tema da criação" e foi orientada pelo professor Dr. Sidinei Pithan da Silva. Aline concluiu o Mestrado em Educação nas Ciências pela UNIJUI em março deste ano, na linha de pesquisa “Teorias Pedagógicas e dimensões éticas e políticas da educação”, sendo que a sua pesquisa está relacionada à Pedagogia e Psicanálise.

Estiveram presentes no encontro acadêmicos, mestrandos e doutorandos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e alunos da pós-graduação. Os envolvidos são todos docentes em algum nível de ensino e, na oportunidade, debateram sobre criatividade e educação.

O GEPEIS atua desde 1993 vinculado ao Departamento de Fundamentos da Educação, no Centro de Educação da UFSM, sendo coordenado pela professora Phd Valeska M. Fortes de Oliveira e possui como vice-líder a professora Dra. Lúcia Maria Vaz Peres. Suas principais linhas de pesquisa estão voltadas para a formação, saberes e desenvolvimento profissional. Além disso, o grupo investiga a formação de professores em seus diversos níveis e campos de atuação.

Aline participa deste grupo de pesquisa e desenvolve projetos e pesquisas sobre a formação de professores, o que irá contribuir para o ambiente de ensino do CFJL e da FAHOR.