Os alunos da 8ª série do CFJL estão participando de um ciclo de palestras e atividades, com o objetivo de ter consciência sobre o seu corpo. Esta é uma fase da vida em que surgem muitos questionamentos, por isso, a escola, juntamente com a professora Beatriz Boelhouwer Simionato está propondo palestras, para que os alunos não se sintam sozinhos, em meio às mudanças que estão por vir, sejam elas físicas ou comportamentais. Desta forma, os alunos sabem que podem contar com a equipe pedagógica também, além de seus pais ou responsáveis.

Esta ação é voltada para a área das Ciências, e está em sua segunda etapa. A primeira atividade foi realizada no final do mês de maio, com o Dr. Rafael, médico que atende junto ao Posto de Saúde da Vila São Francisco, em Horizontina. Na ocasião, os assuntos abordados foram referentes à preservação da saúde.

A segunda atividade do projeto iniciou nas primeiras semanas de junho, com encontros, separadamente, da psicóloga Aline Atayde Vernier, com os meninos e as meninas. O encontro permitiu que os alunos tirassem dúvidas e pudessem falar sobre assuntos que ainda os constrangem ou são considerados tabus. Este trabalho psicológico terá continuidade durante o ano, em que serão abordados vários temas, como: ética, estudo, respeito ao próximo e a si mesmo.

A professora Anelidia Köhn reconhece que as informações, atualmente, são de fácil alcance, principalmente pela rápida difusão da internet. “Sabemos que as informações estão às mãos a qualquer momento, mas a forma como elas chegam aos nossos adolescentes é muito importante, por isso é essencial oportunizar conversas educativas nesta idade tão crucial da vida deles", comenta Anelidia.