Os 160 alunos que participaram do 7º Curso Regional de Capacitação de Liderança Solidária, organizado pelo Centro Tecnológico Frederico Jorge Logemann e pela Faculdade Horizontina. O encerramento foi marcado pela apresentação dos projetos práticos desenvolvidos nas 22 escolas da região, com alunos de 8º e 9º anos, líderes de turmas, Grêmios Estudantis, professores e diretores. 

A tarde iniciou com uma breve fala de Maria Ester S. Ullmann que trouxe sua experiência de liderança na Fundação Capacitar  e compartilhou saberes e vivências com os jovens, deixando um recado para o público. “Busquem sempre ser um líder do bem, que é incentivador, que se alegra com as conquistas dos amigos, e que pode ser seguido positivamente por alguém, através de bons exemplos”, comentou.

Depois de três oficinas realizadas no CFJL, os alunos apresentaram nesse último encontro, seus projetos desenvolvidos com o objetivo de exercer a liderança em seus ambientes estudantis e arredores.

Entre os projetos apresentados, melhorias em bibliotecas, nos ambientes de convívio coletivo e de bem-estar,  incentivo a leitura, cuidado com o meio ambiente, apoio ao estudo para melhorar a aprendizagem, sinalização do trânsito, melhorias de estrutura física, aproveitamento de recursos naturais e ações de liderança, como criação de grêmio estudantil e capacitação de monitores para auxiliar com conhecimentos ligados à tecnologia.

“Nesta edição do Curso, novamente fomos surpreendidos com o olhar que esses jovens tiveram para dentro de suas escolas, e a leitura de tudo que vivenciaram nesses encontros. Acredito que despertamos o bem, a liderança solidária, pois todos os projetos apontaram realmente as necessidades de cada escola e vimos o interesse de alunos em ajudar outros alunos, especialmente na questão da aprendizagem, no incentivo a leitura”, destacou o coordenador do Curso, professor Rubens Beras.

No mês de agosto, o Curso de Liderança Solidária será oferecido gratuitamente para os estudantes de Ensino Médio. As inscrições podem ser feitas até 14 de julho e os encontros iniciam no dia 3 de agosto.

 

Maria Ester Ullmann

Alunos participantes