Depois da participação do Ensino Fundamental na 7ª edição do Curso Regional de Capacitação Solidária no mês de junho; no mês de agosto é a vez das escolas de Ensino Médio participarem. O evento, que é organizado pelo Centro Tecnológico Frederico Jorge Logemann e pela Faculdade Horizontina, é dedicado aos líderes de turmas, grêmio estudantil e demais alunos do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio.

Ao todo, nove escolas participam da programação, que inicia na próxima quinta-feira, dia 3 de agosto, no auditório do CFJL/FAHOR Unidade Centro. Serão realizados quatro encontros durante o mês, com duração de 2h cada, das 14h às 16h.

O primeiro encontro abordará os tipos de liderança, com o coordenador do curso de Ciências Econômicas da FAHOR, Stephan Sawitzki. O segundo encontro será ministrado pelo vice-diretor da FAHOR, Marcelo Blume, que irá abordar o tema líder colaborativo. No terceiro encontro, os alunos terão exemplos de líderes e liderança solidária, com o vice-diretor do CFJL, Olmiro Ribeiro Junior.

O último encontro, no dia 31 de agosto, trará uma temática e personalidades diferentes. Líderes comunitários, professores, alunos e ex-alunos vão compartilhar seus exemplos e experiências de liderança. Além disso, neste dia os alunos terão que apresentar um projeto com melhorias para suas escolas. Este trabalho deverá ser desenvolvido durante o curso, contando com o apoio da direção e coordenação das escolas.

Para o coordenador do curso, Rubens Beras, a liderança pode ser adquirida e, de acordo com o foco do curso, isso pode ser alcançado por aqueles que têm interesse. “É muito gratificante poder proporcionar a estes alunos, nosso público alvo, a possibilidade de conhecer novas ideias e novas metodologias, de como tornar-se um líder. Desde a oferta do curso lá na escola ou no município de cada um estamos buscando garimpar jovens e aperfeiçoá-los com esta qualificação. Nossos resultados têm sido muito bons, e esperamos mantê-los", afirma Beras.