Uma mistura de emoções tomou conta do Ensino Médio do Centro Tecnológico Frederico Jorge Logemann na manhã de quinta-feira, dia 3. Foi realizada uma Hora Cívica no auditório da escola, que marcou a despedida do intercambista mexicano Kevin David Ramírez Oaxaca e o retorno da aluna Rafaela Bialas, que estava em intercâmio no México.

Estiveram presentes no evento a direção e coordenação do CFJL; o presidente do Rotary de Horizontina, Ivan Trentin; o presidente do Rotaract, Elisandro Baungarten; além das famílias que acolheram Kevin em sua estadia por Horizontina, Alceu Bottega e o filho Luiz Henrique e Lúcio Fenner.

Em respeito e homenagem à cultura Mexicana foi colocado junto às bandeiras, a bandeira do México e, após entoar o Hino Nacional Brasileiro, os presentes ouviram o Hino Mexicano. Durante o protocolo, Kevin e Rafaela falaram sobre as expectativas antes da chegada e as realidades vistas por eles em cada país. Um detalhe que chamou a atenção dos intercambistas foi a admiração tanto do povo brasileiro, quanto do mexicano pela cultura de seus países. Ambos demostraram se identificar com nações, pelo fato de também serem oriundos de locais onde a cultura é muito valorizada.

No CFJL, Kevin estava no 3º ano A. Os alunos do terceirão aproveitaram a oportunidade para deixar ao colega uma mensagem de despedida e de gratidão. Afirmaram também, que agora o garoto tem 33 casas no Brasil, e estão de braços abertos para recebê-lo sempre que retornar. Neste momento, os presentes puderam perceber como a turma acolheu o intercambista e como a troca de experiências foi proveitosa. A emoção deixou transparecer como o ano foi válido e importante aos estudantes.

Na sequência, o Diretor da escola, Sedelmo Desbessel destacou o quanto um intercâmbio é importante para a experiência pessoal e profissional de quem o faz. Muitos dos profissionais que ocupam altos cargos, em grandes empresas, e que são egressos do CFJL e da Faculdade Horizontina, quando estudantes aceitavam propostas deste tipo, oferecidas pela escola ou outras instituições.

O presidente do Rotary de Horizontina, Ivan Trentin fez um convite especial para os alunos do CFJL, para que pensem na possibilidade de possíveis intercâmbios e entrem em contato demostrando interesse. Ivan também destacou a importância do intercâmbio e a excelente oportunidade de crescimento para quem aceita esta proposta, além de ter contato e aprender uma segunda língua.