Na última semana, no auditório do Centro Tecnológico Frederico Jorge Logemann foi realizada a escolha dos trabalhos a serem apresentados no 8º Fórum de Iniciação Técnico-Científica da Rede Sinodal de Educação. O evento acontece nos dias 29 e 30 de setembro, no Colégio Teutônia, em Teutônia-RS. Além de apresentação de trabalhos, os alunos do Ensino Médio também vão poder participar de oficinas e atividades culturais.

Neste ano, a temática é "Sustentabilidade da Educação à profissão". Em um primeiro momento de seleção, os professores e direção do CFJL apontaram cinco trabalhos, com assuntos voltados ao tema do Fórum, e que foram apresentados pelos alunos na Escola Aberta. Posteriormente, estes trabalhos foram apresentados aos alunos do Ensino Médio e após as apresentações dos grupos, todos os alunos e professores presentes ajudaram a escolher os dois melhores trabalhos, e que irão representar a escola no mês de setembro, em Teutônia.

Os cinco trabalhos apresentados na manhã de quarta-feira foram: Horta Automática, Solução social para a gestão social da população, A influência da mídia na educação, Usabilidade da automação e O propósito lúdico em sala de aula. Os dois trabalhos mais votados pelos alunos e professores foram “Horta automática”, dos alunos Emerson Parreira, Felipe Rafael Furtado, Guilherme Boeno Freling e Luca de Lima Bianchi e “ECOCAR”, dos alunos Gustavo Marones Santos Parreira, Henrique Proes Gerhardt, Sabrina Stamm, Talissa Gabriela Domanski e Vinícius Hettwer Schwingel.

Como um incentivo ainda maior à pesquisa, alguns trabalhos serão selecionados para representar a Rede Sinodal de Educação na MOSTRATEC 2018 - Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia e Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia. Este evento é realizado anualmente, na cidade de Novo Hamburgo.