O Centro Tecnológico Frederico Jorge Logemann possui uma excelente infraestrutura para atividades práticas, como o Laboratório de Biologia e Química. Com um número considerável de reagentes, vidrarias e outros equipamentos necessários, os alunos têm a possibilidade de comprovação de atividades teóricas neste laboratório.

Na manhã de terça-feira, 12, a professora Sheila Bonetti realizou uma aula prática, com os alunos do 1º ano, na disciplina de Química. Para segurança dos alunos, a professora realizou os experimentos e os estudantes acompanharam. 

A primeira atividade realizada foi um ensaio para identificar ácidos e bases, para isso foi colocado soluções em tubos de ensaios e acrescentado fenolftaleína, que é um indicador de pH. Quando a solução troca de cor indica a presença de base, quando permanece a cor indica a presença, ou de um sal, ou de um ácido.

A segunda atividade foi a identificação da força dos ácidos e bases, para isso, a professora utilizou dois eletrodos, que foram imersos na solução. Quando a solução conduz corrente elétrica, gera energia para acender uma lâmpada e quanto mais intensa for a luz, mais forte é o ácido ou a base.

Outra atividade realizada foram as reações de neutralização. Quando ácidos e bases se misturam formam uma reação de neutralização, para isso foi utilizado hidróxido de sódio e ácido cítrico. Quando a solução fica incolor, significa que a reação está neutra.