O Centro Tecnológico Frederico Jorge Logemann, conta com um programa de Robótica desde 2016. Desenvolvido em parceria com a Robomind - Robótica Educacional, o projeto vem proporcionando aos alunos a experiência de utilizar a tecnologia como ferramenta capaz de solucionar os problemas e desafios que encontram.

Nesse sentido, três equipes do CFJL estarão representando a Escola no Desafio Estadual de Robótica que acontecerá no dia 18 de novembro, na cidade de Carazinho- RS. As equipes classificadas são: Blue Eagles, Mind Robotics e CFJL Robótica.

 Oficina de Robótica

 Nas oficinas realizadas semanalmente, com encontros de 1h30min, os alunos são desafiados a construir e programar diversos  mecanismos robóticos utilizando os mais modernos Kits de robótica disponíveis. “Ofertamos aulas dinâmicas e com foco no trabalho em equipe e na divisão de tarefas, estimulando a socialização, a comunicação e o desenvolvimento de atitudes e habilidades como a cooperação, proatividade, gerenciamento de conflitos, comprometimento e raciocínio lógico” destacou o professor Edson Jonas Klagenberg, que ministra as oficinas juntamente com a professora Elizete Breunig Klagenberg.

Para integrar todos os projetos desenvolvidos durante o ano, foi realizada, no final do mês de outubro, uma seletiva interna com o objetivo de definir equipes para participar de um evento de robótica estadual. Na seletiva, as equipes foram desafiadas a montar e programar seus robôs para cumprir quatro missões propostas. Os grupos selecionados vão representar a escola no evento estadual.

O Desafio de Robótica é organizado pela Robomind Brasil, uma atividade divertida e rica em aprendizagem, com a participação de 20 equipes, das cidades de Horizontina, Três de Maio, Ijuí, Santa Rosa, Santo Ângelo, Carazinho, Passo Fundo e Garibaldi, com início às 10h e com previsão de término às 16h. Além do desafio, haverá exposição de projetos dos alunos de 7 a 9 anos, com alguns projetos criados relacionados a Casa Inteligente. O valor arrecadado com as inscrições será doado para o Hospital de Caridade de Carazinho.