Os cursos técnicos do CFJL preparam o estudante para ingressar diretamente no mercado de trabalho de seu interesse. A formação prática com métodos e experiências do cotidiano empresarial qualifica os estudantes para vagas que buscam profissionais mais especializados.

E todo o conhecimento e experiências vividas no Curso Técnico em Mecânica neste ano foram expostas por meio de uma apresentação dos trabalhos práticos, na noite de terça-feira, 28 de novembro. Os formandos desenvolveram projetos de conclusão do Curso e apresentaram aos colegas, professores e direção do CFJL.

Foram quatro grupos que expuseram as dificuldades, os desafios, e também as conquistas de alcançar o objetivo proposto, que era o desenvolvimento desde o projeto até sua execução de um processo que envolvesse todo o aprendizado.

Os formandos Cristian Bach dos santos, Cristiano Rupp, Patrick Fiuza Alves e Eduardo  Breunig desenvolveram um cortador de grama motorizado. Com peças novas e reutilizadas, o grupo desenvolveu uma ferramenta com baixo custo e que atende a necessidade de pequenas propriedades rurais.

 

Os formandos Guilherme de Campos, Anderson Vianna, Carla Fornalski e Renato Pasche desenvolveram uma melhoria no processo de soldagem, criando um dispositivo que diminui o esforço físico do operador e reduz o tempo para a execução das tarefas.

 

O processo de lascar lenha, especialmente no campo, sempre foi uma tarefa difícil, devido ao esforço físico  e os riscos constantes da atividade, que além de problemas de coluna, oferece riscos pelas ferpas e lascas de madeira que podem saltar no momento do corte. Nesse sentido, dois grupos desenvolveram melhorias para esse processo.

Os formandos Anderson Kleinpaul, Leonardo Beilke e Paulo Halmann desenvolveram um lascador de lenha com cremalheira. Eles projetaram um equipamento que utiliza o sistema de cremalheira, que é uma peça formada por uma barra ou trilho dentado que em conjunto com uma engrenagem a ele ajustada, converte o movimento retilíneo em rotacional e vice-versa.

Já os formandos Emanuel Altíssimo, Dener dos Santos, André Schürer e Willian Schroder desenvolveram um lascador de lenha excêntrico, ou seja, um sistema de esforço que possui uma caixa de redução,  por meio de um braço excêntrico, fora do eixo central.

 

A apresentação foi acompanhada pelos professores Ilvo Haacke e Marcio Lang e pelo diretor do CFJL, Sedelmo Desbessel. “Não se lembrem apenas nos resultados obtidos, mas sim de todo o processo, dos erros, das dificuldades, daquilo que aprenderam com esse desafio. Certamente a força de vontade de cada um foi o diferencial para a qualidade desses projetos. E esses são apenas o começo!”, destacou o diretor.