Um grupo de estudantes do CFJL iniciou no final de semana a realização de mais um  sonho: fazer um intercâmbio. O grupo viajou na sexta, dia 19 e deve ficar no Canadá por 30 dias.

A professora de inglês do CFJL que acompanha o grupo, Maria Alice Brandão, explica os motivos pelo qual esse país é um dos destinos preferidos pelos estudantes brasileiros. “O Canadá é muito receptivo a novas culturas, pois eles já têm isso neles e também pela facilidade do visto, que pode ser feito on line, diferente do visto para os EUA que precisa ter uma entrevista, ao vivo. Mesmo que esse processo seja feito hoje em Porto Alegre, isso era uma dificuldade para nós aqui do interior”, relata Maria Alice.

De acordo com a professora, os alunos vão ficar em duplas, trios ou individualmente em casas de família, que já estão acostumadas a conviver com intercambistas. Eles mostram os melhores caminhos para ir e voltar à Escola, as redondezas da casa, bem como a melhor forma de usar o metrô ou ônibus, auxiliam na compra de vale transporte, enfim, de como viver na cidade que possui a melhor qualidade de vida e é a mais linguisticamente diversificada do país.

O grupo terá aulas de inglês, diariamente, de acordo com o nível de cada um, pelas manhãs e durante a tarde, estarão livres para passeios individuais ou em grupo, conforme roteiro definido. “Temos vários passeios para fazer em grupo, existem parques, praças, museus e os alunos podem explorar esses ambientes. Vancouver oferece muitos locais para jogos, diversão e universidades para serem conhecidas. Há bibliotecas, galerias de arte, um Centro de Ciências bastante visitado, há jogos de hóckey, como a equipe profissional do Canucks, do qual eles podem assistir aos jogos. Vancouver possui alguns bairros temáticos, que mantêm os aspectos culturais dos países de origem das pessoas, que podem ser visitados e assim, obter conhecimento de outros países. São infinitas possibilidades de conhecimento histórico, cultural e de lazer numa cidade só”, comenta a professora.

Além da professora e líder do grupo,  Maria Alice Brandão, participam os estudantes: Ana Paula Dallarosa, Bernardo Canterle de Oliveira, Gabriela Lang e Nathália Adiers (cursam o 2º ano em 2018), Everaldo Jr, Julia Kappaun e Pedro Stein (do 3º ano), Carolina Turra, Fidel dos Santos, Gabriel Weis, Henrique Gerhardt, Matheus Camargo, Schayana Schreiber e Vinicius Schwingel (terminaram o 3º ano),  Tainara Weiss (estudante da FAHOR),  Gabriel Ullmann (egresso CFJL) e convidada, Marta Petri. 

n 1472