A leitura estimula a memória, expandindo a capacidade de nossa mente. Ela também é combustível inesgotável para a imaginação. Por isso, cada estudante do CFJL esteve na Biblioteca por 40 vezes, para retirar algum livro no ano de 2017. Além disso, a Coleção infanto-juvenil “Diário de um Banana” foi a mais lida entre os alunos do 3º ao 9º ano, com 309 empréstimos.

Esses são apenas alguns índices de um levantamento realizado pela bibliotecária do CFJL Lilian Deuner Schulz. A análise mostrou também que a Biblioteca emprestou 19.990 exemplares no ano que passou. Um aumento de 884 livros em relação a 2016, que teve 19.106 empréstimos.

As obras de literatura são as mais procuradas, com mais de 14 mil empréstimos. É o tipo de leitura que mais agrada as nossas faixas etárias, são as mais compreendidas pelos iniciantes e as que provocam a crítica e a reflexão. “Procuramos adquirir títulos que os próprios alunos indicam, aqueles pelos quais eles mais se interessam. Além, claro, das sugestões dos professores.” comenta a bibliotecária.

Lilian destaca que os gibis da Turma da Mônica e Turma da Mônica Jovem são contabilizados como literatura e eles são os campeões de retirada. “Na categoria literatura, tivemos 1.454 empréstimos da Turma da Mônica Jovem e 1.307 empréstimos dos gibis da Turma da Mônica. Os dois títulos mais retirados de literatura brasileira foram "Dom Casmurro" e "Memórias póstumas de Brás Cubas" . Ambos livros de Machado de Assis, leituras obrigatórias para vestibular. 

Ao longo do ano, cada turma teve seu horário semanal para a leitura e retirada de livros na Biblioteca. Incentivo este que inicia na Educação Infantil, com visitas à Biblioteca por todas as turmas, a partir dos 2 anos de idade até as turmas de Ensino Médio.

n 1484