No ano de 2017, um dos trabalhos apresentados durante a Escola Aberta do Centro Tecnológico Frederico Jorge Logemann foi selecionado para representar a Rede Sinodal de Educação em um evento internacional, a Mostratec. Desde então, as professoras do CFJL, Diane Raquel Zientarski, Sheila Bonetti e Maria Aparecida Berwanger de Andrade vêm articulando junto à organização do evento, a afiliação da escola na 33ª Mostratec.


     Com esta conquista, já estão confirmados dois trabalhos do Ensino Médio/Técnico na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia, que neste ano acontece de 22 a 26 de outubro, no Centro de Eventos FENAC, na cidade de Novo Hamburgo-RS. Além destes trabalhos, o CFJL poderá indicar mais dois trabalhos para participar da fase da Rede Sinodal, o que pode aumentar ainda mais o número de projetos na Mostratec. O CFJL busca também sua participação na Feira com o Ensino Fundamental.


      Para conquistar a afiliação à Mostratec foram necessárias algumas adequações no projeto inicial da Escola, sendo assim, coordenação, direção e professores do CFJL elaboraram um projeto completo sobre a Escola Aberta, para mostrar a importância e a grandiosidade deste evento para os estudantes. Além disso, também foi criado um comitê de revisão científica e incluídos aos requisitos, o plano de pesquisa e o diário de bordo.


     O projeto Escola Aberta deste ano conta com aproximadamente 180 trabalhos, de alunos a partir da 6ª série do Ensino Fundamental até Nível Técnico. A temática proposta para esta edição é “Transformando vidas: ontem, hoje e amanhã”. O evento acontece nos espaços internos do CFJL, nos dias 6 e 7 de julho, sendo que em um  desses dias, a exposição será aberta ao público.


      A professora Diane mostra-se confiante e alegre diante desta conquista do CFJL. “Temos que mostrar o grande potencial em pesquisa de nossos alunos, isto faz a diferença na construção de um mundo melhor e mostra que nossos jovens se preocupam com o futuro”, comenta a docente.

 

n 1592