Conhecer novas culturas, aprimorar algum idioma e viajar são sempre pontos positivos, para a vida pessoal e profissional. Neste sentido, a estudante do 2º ano do Ensino Médio do CFJL, Eduarda Leticia Balbinot finalizou no mês de julho, um intercâmbio para a Austrália. O intercâmbio foi realizado por intermédio do Lions Clube Internacional e ao todo foram 33 dias de muitas experiências culturais e aprendizado.

Esta é a segunda experiência com Intercâmbio da estudante, a primeira foi em 2017 para o México. Eduarda afirma que sempre são muitas novidades e novos conhecimentos. “Na Austrália consegui observar um país rico em diversidade cultural, me inserir em um contexto familiar, viver o modo de vida deles e, claro, fazer amigos pra vida toda. O ponto mais positivo que pude tirar desta uma experiência cultural, é ver que no fundo, em qualquer lugar do mundo, somos todos humanos. Quem sabe se todos os jovens tivessem essa experiência, o mundo poderia ser um pouco melhor, por isso considero esse um grande projeto do Lions Clube”, comenta a estudante.

Além da experiência cultural, Eduarda também pode praticar a Língua Inglesa. “Aprimorar o inglês foi fundamental, pois é uma recompensa enorme poder se comunicar tranquilamente após anos de estudo e ver o quão positivo um mês de prática pode se tornar. Somente me assustei nos primeiros dias, já que o Inglês australiano tem um acento muito carregado e cheio de gírias, exigiu muita atenção no início, mas depois me acostumei”, explica.

Eduarda também relata alguns costumes que chamaram sua atenção, por serem bem diferentes do Brasil. “A primeira coisa que me chamou atenção foi o fato de as rodovias e o lado do motorista serem do lado oposto ao que temos no Brasil, isso é algo que eu não sabia e que me deixava confusa na hora de atravessar a rua ou escolher o lado do carro para entrar. Outro fato é que o almoço deles é sempre sanduíche ou salsichas, eles não se importavam muito com essa refeição, entretanto, compensavam nas outras”, comenta.

Outro ponto muito importante e que chamou a atenção da intercambista é o cuidado com os animais. “Eles têm muitos animais típicos e as políticas de cuidado aos animais funcionam muito bem, foi incrível me acostumar a ver cangurus na beira da estrada e golfinhos no meio da cidade, pois nas cidades onde fiquei o mar adentrava. Também conheci um hospital de coalas”, relata Eduarda.

Para quem deseja novas experiências, como a Eduarda, o primeiro passo é procurar o Lions Clube local, no caso de Horizontina, os mais próximos são Tucunduva e Três de Maio. Após demostrar seu interesse, o clube encaminha para uma Assessoria de Intercâmbios e, se selecionado, irá representar o Brasil como um embaixador da paz e boa vontade. O único pré-requisito é Inglês.

n 1720

n 1721

n 1722