O CFJL mantém semanalmente encontros entre estudantes do Ensino Médio e profissionais de diversas áreas profissionais, com o objetivo de auxiliar e orientar os jovens  para o mercado de trabalho desenvolvendo as habilidades pessoais como  também valores e princípios.

Nos últimos encontros do Curso de Capacitação Profissional CFJL, o grupo de estudantes discutiu e aprendeu sobre desenvolvimento econômico  e quais os indicadores que são utilizados para medir esse impacto na vida dos brasileiros, com o professor e mestre em Desenvolvimento, Jonas Silva  e também sobre as políticas públicas de segurança para a Juventude e aspectos de prevenção, com a Tenente Leila Bruning, comandante da Brigada Militar de Horizontina e sargento Viana.

Para o professor Jonas Silva, o jovem que está prestes a assumir responsabilidades precisa entender como funciona a dinâmica do mercado de trabalho. “Alguns desses jovens também vão exercer a cidadania pelo voto esse ano e precisam fazer uma leitura deste cenário, dos aspectos que influenciam o nosso dia a dia, se compreender em que contexto ele está inserido, certamente terá melhores subsídios para poder agir da melhor forma”, destacou Jonas.

A comandante da BM de Horizontina destaca que além de apresentar as políticas públicas, direitos e deveres da juventude brasileira, que tem  mais de 50 milhões entre 15 e 29 anos, também provoca a participação do jovem. “As políticas estão aí, mas é preciso saber quem se dispõe a fazer parte disso, a ter uma iniciativa, uma preocupação em utilizar o que está ao seu alcance e não esperar que façam por eles. Desde a busca por um trânsito melhor, somos todos responsáveis e podemos fazer melhor, com mais atenção e respeito um ao outro”, comentou. 

Os encontros entre profissionais e estudantes do CFJL acontecem sempre nas tardes de  quarta-feira, no CFJL.

 

n 1732 1

n 1732 2