A Rosa de Lutero nos ajuda a compreender a Teologia e Confessionalidade Luterana. Ela é uma simbologia que reflete e sintetiza o entendimento da relação de Deus para com seu povo e do seu povo para com um Deus amoroso.

O Anel dourado nos lembra de uma relação preciosa, da aliança de Deus para conosco. Representa as dádivas que recebemos do Deus, que se fez humano, caminhou entre o seu povo, mostrou como devemos agir, mas foi perseguido porque se opôs ao sistema de sua época, foi preso e injustamente julgado. Foi condenado a morrer na cruz, mas ressuscitou. Diante desta cena, Deus nos chama a uma vida nova. Nos convida a dedicarmos a vida para a fé e o amor a serviço de Cristo, conforme aprendemos no Evangelho.

A cruz preta ao centro transcende o sofrimento, lembrando que Deus vem ao nosso encontro através do Jesus crucificado. Ela está posta sobre um coração vermelho, que indica que Cristo agiu e age em nossa vida. Se ela era uma representação de dor e sofrimento, com a ressurreição de Jesus, ganha um novo sentido, sendo Cristo o centro da nossa vida.

A rosa branca representa o reino de Deus e as promessas de Cristo. Ela envolve o coração vermelho nos lembrando de que Cristo nos traz a verdadeira paz e alegria, diante dos desafios postos em uma sociedade que tem demonstrado ainda nos dias de hoje sua dificuldade em romper com os seus pré-conceitos, perdendo muitas vezes a oportunidade de entendimento.

O fundo azul é a indicação de que Deus (está) conosco (Emanuel). Por isso somos chamados a sermos sinais do reino de Deus agora, por onde andarmos. O azul também indica a esperança no futuro lembrando a eternidade.

Aproveitemos este dia para exercitarmos o amor de Deus, com grandes ou pequenos gestos que possam demonstrar que acolhemos o amor de Deus em nossa vida e o partilhamos com aqueles e aquelas que encontramos em nosso caminhar.

 

Prof. Me. Cláudio Giovani Becker

NAP - Pastoral Escolar e Ensino Superior

CFJL / FAHOR

n 1775

Imagem de uma das celebrações realizadas com os estudantes do CFJL