No início de cada ano letivo, novos estudantes ingressam nos grupos de teatro do Centro Tecnológico Frederico Jorge Logemann. Com o objetivo de integrar os novos participantes aos grupos, os alunos ingressantes participam de audições, junto com os estudantes que já participam, que realizam estas atividades, para verificar o seu desenvolvimento.

Em um primeiro momento, na aula inicial, foi realizado um jogo teatral e formadas duplas ou trios para a apresentação de uma esquete. Nestas apresentações, os estudantes foram avaliados e receberam dicas e orientações sobre: oralidade, criatividade, figurino e cenário, presença de palco e texto. Estas avaliações são realizadas pela professora que coordena as oficinas de teatro, Maria Aparecida Berwanger de Andrade e pelos integrantes do Grupo de Teatro “Eis a Questão I”, formado pelos integrantes que participam a mais tempo do teatro. As oficinas são gratuitas, realizadas em turno inverso, nas segundas e sextas-feiras.

A professora Maria Aparecida destaca os pontos positivos das oficinas do teatro, que vão muito além de auxiliar no desenvolvimento, desinibição, dicção e oratória, prepara estudantes para situações cotidianas. A estudante o 3º ano do Ensino Médio, Naomí Cardozo, participa do teatro desde o 1º ano. “Quando eu entrei no teatro eu era uma pessoa muito tímida, falava baixo. Com as oficinas, a gente aprende a se expressar melhor, falar mais alto, conversar com o público que está presente e transmitir o sentimento que está em cada cena. Um dos pontos que considero muito importante é aprender a trabalhar a timidez”, comenta a estudante.

Em 2019, um dos eventos da Rede Sinodal de Educação, que o CFJL irá sediar, é a 24ª INTESE – Intercâmbio de Teatro Infantil, da região Missões, que será no dia 25 de outubro. 

Veja o álbum de fotos de algumas atividades: albuns.cfjl.com.br

n 1869