O Taylorismo, o Fordismo e o Toyotismo foram três modos de produção industrial utilizados no Capitalismo. Os estudantes do 2º ano do Ensino Médio, na disciplina de Sociologia, ministrada pelo professor Airton Tolfo, estudam estes modos de produção. Para aprimorar o conhecimento, após a parte teórica da disciplina, os estudantes foram desafiados a produzir maquetes e compartilhar com os colegas.

Os três modos têm diferenças estruturais no processo como os produtos são feitos, o ritmo de trabalho, o papel do funcionário, os objetivos, entre outros. O Taylorismo e o Fordismo enfatizaram basicamente os princípios de produção. O primeiro iniciou o período de produção industrial, organizando o trabalho de modo a obter grande produtividade. O Fordismo manteve o mecanismo de produção e organização, porém adicionou a esteira rolante, ditando um novo ritmo de trabalho. O Toyotismo, por sua vez, se concentrou no aspecto da cultura organizacional e sua importância para a competitividade de uma empresa.

O professor Airton explica que o papel importante nesses aspectos é o aluno poder perceber as diferenças no processo do trabalho. “Os estudantes tiveram como objetivo pesquisar sobre o assunto, montar uma maquete sobre o material coletado e apresentar para os demais, como uma forma de troca de saberes. O trabalho foi muito produtivo e viável para o momento”, afirma Tolfo.

Veja todas as fotos: albuns.cfjl.com.br

n 1938