Existem ocasiões que ficam marcadas por muito tempo na vida de uma comunidade e estas, não ocorrem com muita freqüência. Horizontina viveu no final de semana do dia 13 de setembro um momento muito especial. Pela primeira vez na história da comunidade, ocorreu a colação de grau de um curso de nível superior. Neste dia, 38 Horizontinenses graduaram-se no Curso Superior de Tecnologia Mecânica promovido por uma grande parceria envolvendo o Colégio Frederico Jorge Logemann, John Deere e CEFET/RS.

O CFJL com o propósito de qualificar seus professores procurou parceiros e como sempre teve na empresa John Deere, e na liderança incansável do Sr. Francisco Daniel Ernst, a compreensão necessária para buscarmos um curso superior e posteriormente a formação de docência para professores e funcionários.

Com a parceria do Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET/RS), tivemos a concretização deste grande projeto para o CFJL, John Deere e por que não dizer para Horizontina.

A Formatura aconteceu no Clube Grêmio Esportivo e Cultural num espetáculo jamais visto em Horizontina pelo seu brilho, organização e importância.
Os 38 formandos tiveram como Paraninfo o Sr. Francisco Daniel Ernst, como Patrono o Prof. Sedelmo Desbessel, Amigo da Turma o Prof. João Cândido Moraes Neves e Professor Homenageado o Ms. César Mantovani.

"Se nunca pedimos nada em troca é por que queríamos SERVIR e não ser SERVIDOS, SIRVAM e jamais esperem que em troca sejam SERVIDOS, façam sem esperar benefícios em troca." (Martin Lutero)