Resgatar valores significativos para a vida dentro e fora da escola, são objetivos que devem ser buscados em todos as disciplinas, podendo partir de contextos interdisciplinares como, por exemplo, a Matemática e a Língua Portuguesa.

O trabalho de Produção Textual foi realizado pela professora Edna Witt da área de Matemática com alunos da 8ª série A e B.


A Solidariedade e a Matemática


Para todo trabalho em grupo é necessário a solidariedade entre as pessoas.

Na matemática precisamos uns dos outros, precisamos de ajuda. Com ela aprendemos a dividir, repartir o que temos com quem não tem. Somar alegrias, carinho, comunhão... Diminuir guerras, brigas, violência, ódio, discriminação... Multiplicar amizades, amor, paz, compreensão... Todos nós necessitamos de amigos e para isso precisamos ter solidariedade, não só com amigos, mas com todas as pessoas. Se alguém lhe pede ajuda, ajude-a. Quando há alguém que necessita de comida, roupas, não deixe ela passando fome. Coloque-se no lugar dessas pessoas, certamente você verá que essa pessoa está com dificuldades. Reparta o que você tem com quem precisa.

Ser solidário é ver o mundo com outros olhos, poder ver o mendigo na rua e lhe estender a mão. Se alguém te pedir uma mão, dê a ela as duas. Você se sentirá feliz ajudando alguém.
É isso que a matemática nos ensina. E ela caminhará sempre, lado a lado com todas as pessoas, ajudando na solidariedade.


Lilian Regina Lengler Abentroth-8ªA