Crianças e jovens precisam aprender a falar em público e a defender idéias e direitos. Essas habilidades não podem ficar de fora do ensino da língua. Pois ensinar a falar é tão importante quanto a ensinar a ler e a escrever, é necessário valorizar a fala, caso contrário reclamações sobre a incapacidade dos jovens de se comunicar, sobre o abuso de gírias e a falta de vocabulário serão cada vez mais comuns.

Trabalho de expressão oral são muito mais que leituras de textos em voz alta, os alunos devem saber que procurar um determinado emprego da palavra, defender direitos e opiniões em público, realizar entrevistas, debates e seminários são ações que exigem uma construção gramatical diferente da empregada no bate-papo de amigos.

Para que desenvolver a oralidade não signifique corrigir a fala dos alunos, é importante reconhecer as diferenças culturais presentes na língua em qualquer região do Brasil, atividade que pode ser muito bem observada em Literatura brasileira, função essa que a professora Nadir Pimentel Gomes procurou trabalhar com os seus alunos.

Saber falar envolve saber ouvir e esperar o momento certo para argumentar, todavia, essa atividade é antes de tudo uma lição de respeito e educação que dever ser muito trabalhada, principalmente com as turmas de adolescentes. No Colégio Frederico Jorge Logemann o desenvolvimento da expressão oral é prioridade desde a Educação Infantil ao Ensino Médio.