O CFJL acredita que ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção. Assim, deu início ao programa MenteInovadora, desenvolvido em parceria com a empresa Mind Group, especializada em sistemas de aprendizagem para desenvolver habilidades que a vida moderna exige, utilizando a neurociência em benefício da inovação.

O programa utiliza jogos de raciocínio para estimular o desenvolvimento de habilidades cognitivas, emocionais, sociais e éticas, atuando na capacidade do aluno em se modificar, a aprender novas habilidades e a pensar reflexivamente e incentivá-los a “aprender a aprender”. O ensino por meio de jogos é divertido, envolvente e emocionante e, portanto, estimula o envolvimento e maximiza o potencial de crianças e jovens, tornando-os mais bem sucedidos, respeitosos e felizes, superando desafios e indo além.

O desenvolvimento das aulas compõe-se de três etapas: a prática de jogos de raciocínio, a utilização de métodos e a transferência para situações do cotidiano. O processo começa com os estudantes jogando os jogos de raciocínio e melhorando competências e conhecimentos que serão úteis em situações da vida real.

Para desenvolver o programa Mente Inovadora, o CFJL montou um laboratório especial com todos os jogos, em um ambiente alegre e confortável, proporcionou capacitação aos professores, que será contínua, e, nesta terça-feira, apresentou o programa aos pais. As atividades no laboratório já iniciaram nesta semana.