A atividade semanal de leitura, realizada pela professora Elidiane Cristina Saueressig com seus alunos da 2ª série do Ensino Fundamental do CFJL tem feito com que os próprios alunos motivem seus colegas a ler.

A  "Roda do livro que leu" permite que os alunos contem e apresentem para os seus colegas, o livro  que leu. Para a professora Elidiane, é um momento repleto de possibilidades, trocas e aprendizado. “Observo que aquele mesmo livro contado por alguém é a escolha do colega na próxima visita à Biblioteca da Escola”, conta Elidiane.

Aproximar os alunos do universo mágico da literatura infantil é uma possibilidade valiosa para o trabalho em sala de aula, como um meio propulsor para a aprendizagem. “A leitura desde cedo desenvolve na criança a linguagem, a oralidade, o conhecimento de diversas histórias, enriquecendo e ampliando o vocabulário dela, aproximando-a do universo da escrita, permitindo a livre expressão para descrever cenários e personagens”, afirma a professora.

Elidiane comenta também que há muitos benefícios ao socializar a leitura com os colegas, como o desenvolvimento social da criança, tanto para quem apresenta quanto como quem ouve, pois exige  preparação, tom de voz adequado, postura, coerência e sequência de fala. “Esse é um momento significativo para o coletivo, já que é necessária uma postura de respeito enquanto ouvinte. Além de oportunizar  para a turma um saber cultural da leitura e do conhecimento literário tendo o ouvir e o contar história, como viés de trabalho para incentivar a leitura”, destacou.

Veja as fotos da atividade neste álbum.

n 1751