Aulas online e câmeras ligadas, para as atividades síncronas realizadas pelo CFJL. Muitos professores têm utilizado este método para revisão de conteúdos, simulados ou preparação para provas. As atividades síncronas consistem, basicamente, na mesma estrutura que pode ser encontrada nas aulas presenciais, em que existe um professor a frente da turma, que observa atentamente as ações e reações dos estudantes.

Durante este tipo de atividade, todos os estudantes são convidados a deixarem suas câmeras ligadas, para que possam interagir e dialogar com os docentes e colegas, de maneira mais fácil. O objetivo é tornar o ambiente online o mais confortável possível e fazer com que os estudantes tirem suas dúvidas e façam suas colocações, antes das atividades avaliativas, como por exemplos para o Ensino Fundamental e Médio, que na próxima semana, nos dias 7 e 8, realizam as provas Anglo P3 e P4. Os alunos também são chamados a prestarem atenção na ação ou atividade que é realizada online e orientados a não utilizarem outras fontes de pesquisa.

O professor Tiago Miguel Chiapinotto foi um dos docentes que utilizou as atividades síncronas, em simulados e na revisão de conteúdos. “Dado nosso contexto atual, o ato de chamar o estudante a se concentrar naquela atividade, apenas, e durante aquele momento, faz com que ele assuma o processo de sua própria aprendizagem e volte a enxergar a presença desse professor ou professora como alguém que está mediando esse saber em construção. Mas, mais do que o docente ‘vigiar’ o grupo enquanto responde às questões, o espaço de trocar saberes, conversar, compartilhar dúvidas a respeito de uma atividade é uma dinâmica muito válida” afirma o professor.

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