Os próximos encontros on-line  vão ocorrer durante o ano, com auxílio da Hope Consultoria

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Este último ano tem sido de grandes desafios para famílias e escola. Pensando em auxiliar as famílias, a Coordenação Pedagógica e Orientação Educacional do CFJL promovem uma formação para os pais, com o intuito de auxiliar no processo de ensinar e educar os filhos, a partir da filosofia da disciplina positiva. 

A organização da formação direcionada aos pais e mães de todos os níveis, é da orientadora educacional e psicóloga Aline Riffel, com apoio da APPA (Associação de Pais, Professores e Amigos do CFJL) e as colaboradoras da Hope Consultoria, pedagoga Bruna Hartmann e pedagoga Édina Puhl, que possuem certificações em Disciplina Positiva.

O primeiro encontro foi realizado no início de abril e trouxe uma visão geral sobre o programa a ser desenvolvido.  O Projeto seguirá ao longo do ano, com mais três encontros, a serem realizados nos meses de junho, agosto e outubro.

“Desejamos seguir aprendendo e transformando nossos olhares a respeito do ensinar e do educar, e a Disciplina Positiva é uma teoria muito bem estruturada, com ferramentas claras e aplicáveis que efetivamente nos proporcionam este desenvolvimento pessoal e, em consequência, o desenvolvimento de nossos filhos e alunos. Seguimos em processo de aperfeiçoamento, melhorando nossa forma de agir e assim, nossa escola, nossas casas e a sociedade em que vivemos”, comentou a orientadora e psicóloga, Aline Riffel.

Houve uma grande participação das famílias, com vários depoimentos surpreendentes e que evidenciam a importância desta formação de pais. "Sempre acreditei nas ideias da Disciplina Positiva, sem sequer conhecer esta metodologia. Agora, posso aprender as técnicas e ferramentas para praticar este caminho, muito melhor do que o autoritarismo e a permissividade. Muito obrigada por estes ensinamentos!", destacou uma das mães que participaram do primeiro encontro.

 

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Cinco princípios da disciplina positiva:

Ajudar a criança a se sentir conectada: sentir que é aceita na família e/ou na escola e que é capaz de contribuir

Encorajar o respeito mútuo: agir com firmeza e gentileza ao mesmo tempo. Os adultos tornam-se o modelo de respeito que desejam ter

Ser eficaz a longo prazo: considerar o que a criança está pensando, sentindo, aprendendo e decidindo sobre si mesma e sobre o meio social

Ensinar habilidades sociais e de vida: respeito, cuidado com os outros, resolução de problemas e cooperação

Incentivar a descobrir as próprias capacidades: encorajar o uso construtivo do poder pessoal e o desenvolvimento da autonomia