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A coordenadora do ensino Fundamental do CFJL, professora Sônia Bertoldi Bianchi confirma que apandemia impôs uma nova realidade na Educação e também na forma de ensinar e aprender, impactando a vida tanto de professores como dos alunos e das suas famílias.

“Nossos professores precisaram se reinventar e buscaram novos conhecimentos e diferentes propostas de ensinar e aprender, trabalhando a partir de um viés de flexibilidade de opções, aulas mais dinâmicas, personalizadas e criaram maiores possibilidades de participação, para garantir a aprendizagem tanto daqueles que precisaram permanecer em suas casas, quanto daqueles que tiveram a oportunidade e a satisfação de retornar à vida escolar, às trocas de experiências presenciais, mesmo que precisando garantir os protocolos de saúde e sanitização. Para os professores do CFJL foi um grande aprendizado ao mesmo tempo em que se constituiu numa excelente oportunidade do nosso professor, mais uma vez, mostrar sua qualificação, sua competência pedagógica e sua capacidade de fazer diferente e com propriedade didático-pedagógica”, comenta.

A pandemia impôs para as escolas uma celeridade quanto ao processo de evolução tecnológica na área da educação. Por isso as aulas não serão mais as mesmas. “Esta inovação constitui-se necessária e a partir de então, não podemos mais retroceder em relação a ela, principalmente no processo de ensino aprendizagem como um todo. O fazer pedagógico foi se construindo mais aberto, pois as casas se constituíram em salas de aula, a metodologia reavaliada numa perspectiva de ser mais personalizada, ativa e colaborativa, para que mesmo, todos de forma isolada, pudessem perceberem-se próximos e com possibilidade de trocas, de tirar dúvidas, de questionar, perguntar, participar das aulas e efetivar as competências e habilidades mínimas necessárias para cada um dos anos.

Nesse sentido o Ensino Fundamental do CFJL para o ano letivo de 2022, foi planejado para otimização dos recursos didáticos e tecnológicos. “Ou seja, vamos trabalhar com metodologias ativas e sempre atentos aos nossos alunos como seres humanos na sua integralidade. Continuaremos priorizando o fazer pedagógico contextualizado em que se aprende a fazer fazendo, onde a prática seja o principal eixo condutor das aulas para fomentarmos o desenvolvimento pessoal e intelectual do aluno, nessa fase de desenvolvimento”, comentou Sônia.

Para 2022 será ampliada a parceria com o Projeto Bilíngue da University Cambrige Press, com as turmas de 1º e 2º anos do Ensino Fundamental com maior número de aulas para que os alunos tenham mais contato com o idioma e a possibilidade de desenvolverem com maior naturalidade uma segunda língua, podendo, ao final de cada nível de ensino, realizar as provas de proficiência.

A coordenadora destaca que serão mantidas as demais oficinas já ofertadas em todo o ensino fundamental, e haverá também, novos professores em alguns componentes curriculares.

A grande novidade para o ano letivo de 2022, que será implantada na turma de 7º Ano, é o LEARNING BOOK-  um novo jeito de aprender e de ensinar, em parceria com o Ecossistema Anglo de Ensino. Esta é uma experiência de aprendizagem digital inovadora que vai contar com o suporte da Anglo além de um Chromebook para cada um dos alunos com acesso a Plataforma Plurall e todas as ferramentas pedagógicas nela disponíveis, possibilitando a conexão entre diferentes ferramentas educacionais e Google for Education, todos os dias, tanto em sala de aula quanto em casa, com acesso a sala de aula digital.

“Este novo jeito de aprender que faremos em 2022 com uma das turmas, constitui-se num projeto piloto, para que possamos ampliar nos próximos anos, para proporcionar aos nossos alunos, uma experiência conectada e compartilhada, em um ambiente digital, intuitivo e seguro, com acompanhamento dos processos individuais de ensino e aprendizagem, que contará com um material didático moderno, interativo e inovador, acessível em qualquer momento e em qualquer lugar, com um Chromebook moderno e resistente, para acompanhar a evolução tecnológica e pedagógica dos nossos alunos.

Para atender às novidades, os professores passam, mensalmente por períodos de treinamento e qualificação diante das ferramentas ofertadas no dia a dia. A parceria da Somos Educação tem garantido suporte de qualidade ao estudante e tem motivado os professores a aplicar todos os recursos disponíveis em atividades, seja de sala de aula, em laboratórios, em casa, enfim, onde a criatividade indicar.

Vale destacar também algumas ações realizadas junto das famílias, especialmente no uso das ferramentas digitais, tecnológicas e também no aspecto educacional e de relacionamento entre pais, filhos e professores, fortalecendo os laços entre a comunidade acadêmica.

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