Um dos diferenciais do Centro Tecnológico Frederico Jorge Logemann é proporcionar aos estudantes novas experiências no processo de ensino aprendizagem. A robótica educativa é uma das atividades que visa integrar tecnologia como uma ferramenta poderosa para estimular o desenvolvimento de competências como resolução de problemas, criatividade, desenvolvimento socioemocional e trabalho em equipe. Possibilitando também a interdisciplinaridade nas diversas áreas de conhecimento.
Sabendo desses vários benefícios é que o CFJL trabalha em parceria com a TRON Robótica Educativa. A Tron é uma startup que que há mais de 5 anos está inserida nas salas de aula de diversas instituições em todo país apoiando e inspirando a tecnologia criativa, colaborativa, trabalhando aspectos Open Source do movimento de robótica e principalmente a tecnologia Arduino.
Os robôs mediadores da TRON permitem que sejam trabalhadas através de suas atividades, habilidades como: autocontrole e expressividade emocional, civilidade, empatia e assertividade. O Time TRON é um robô que tem como funções principais trabalhar a atenção e memória, além de buscar solução de problemas ao tempo que desenvolve habilidades sociais e educacionais sem perder o caráter lúdico da infância.
Na educação infantil os conteúdos são abordados de acordo com a capacidade dos estudantes; dessa forma a introdução de atividades com robôs faz a diferença no despertar da curiosidade e do interesse pela tecnologia. A atividade lúdica e interativa através da manipulação dos robôs, encaixes das peças, conhecimento de sensores, noções de comando e força são exemplos que cativam os pequenos.
Com o intuito de incorporar cada vez mais a Robótica Educativa no processo de ensino aprendizagem é que a diretora de robótica da TRON, Ana Amábile, desenvolveu nesta semana a capacitação para as professoras do maternal e jardim em nossa instituição. A formação e a demonstração das atividades auxiliam para que as professoras consigam incluir os robôs alinhados aos objetivos pedagógicos nas atividades que já são trabalhadas em sala de aula.
Ações como estas refletem o compromisso com a formação contínua dos profissionais da educação infantil, buscando sempre a inovação e a melhoria na qualidade do ensino.