XV Fórum de Iniciação Técnico-Científica
Rede Sinodal valoriza pesquisa, inovação e sustentabilidade
Evento realizado no Centro Sinodal de Ensino Médio de Sapiranga reuniu 22 trabalhos, envolvendo 41 estudantes de 13 escolas
 
O XV Fórum de Iniciação Técnico-Científica da Rede Sinodal de Educação, realizado nos dias 15 e 16 de setembro no Centro Sinodal de Ensino Médio de Sapiranga, em Sapiranga/RS, trouxe como tema central “Inteligência em rede: ciência, inovação e futuro”. O evento foi promovido pela Câmara de Educação Profissional da Rede Sinodal (CEPRO) e escola anfitriã.
Participaram 41 estudantes do Ensino Médio e da Educação Profissional Técnica, acompanhados de professores, representando 13 instituições da Rede. Ao todo foram apresentados 22 trabalhos (10 pesquisas de Educação Profissionalizante e 12 do Ensino Médio), evidenciando diversidade temática e consistência científica.
A programação iniciou na segunda-feira à tarde, com recepção das delegações, montagem dos estandes e avaliação dos trabalhos, seguida da palestra “Inovação e Sustentabilidade”, ministrada por Gustavo Hanauer, doutorando e pesquisador em Qualidade Ambiental, que destacou o papel da ciência na construção de um mundo mais sustentável. No segundo dia, seguiu a visitação dos trabalhos e avaliação, apresentações em formato de pitches para as bancas avaliadoras e visitação aos espaços da escola.
Segundo o diretor do Centro Sinodal de Ensino Médio de Sapiranga, Edinei Steffen, o Fórum superou expectativas. “O evento foi realizado com grande êxito. A diversidade e a qualidade dos trabalhos apresentados evidenciaram o compromisso da Rede Sinodal de Educação com a formação de estudantes críticos, criativos e preparados para os desafios do futuro. Cada apresentação foi marcada pela dedicação dos estudantes e professores orientadores, traduzindo a força da investigação como prática pedagógica transformadora.”
Um dos destaques do evento também foi a utilização do Centro de Inovação de Sapiranga – Fly.Hub, espaço que proporcionou um ambiente inspirador e conectado às demandas da contemporaneidade.
 
Premiação e credenciamento
 
Na categoria Educação Profissional Técnica de Nível Médio, os estudantes Arthur Muller Gonçalves e Giovana Lima de Brito, do Colégio Sinodal Progresso, de Montenegro/RS, foram premiados com o projeto “Psicodependência: desenvolvimento de aplicação web para avaliação de dependência de redes sociais”.
Na categoria Novo Ensino Médio, as estudantes Letícia Gonçalves Fagundes e Laura de Lima Hartmann, do Colégio Frederico Jorge Logemann – CFJL, de Horizontina/RS, foram premiadas com o projeto “Aproveitamento de resíduos agroindustriais: integração de comunidades microbianas sinérgicas em processos anaeróbios com sistema fechado para a conversão do bagaço da cana-de-açúcar em biofertilizante multifuncional destinado à horticultura”.
Em 2025, o XV Fórum contou com uma vaga para a Mostratec – Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia, a qual foi destinada à pesquisa dos estudantes do Colégio Sinodal Progresso, que se credenciou ao obter a maior nota geral na soma de todos os critérios de avaliação. Eles representam a Rede Sinodal na Mostratec 2025, que é considerada a maior feira de ciência e tecnologia da América Latina e ocorre de 27 a 31 de outubro na Fenac, em Novo Hamburgo, reunindo mais de 800 projetos de 20 países.
O Fórum, já tradicional na RSE e com edições anuais, reforçou seus objetivos de fomentar a pesquisa teórica e aplicada, socializar conhecimentos, capacitar para o aprender e desenvolver-se por meio da pesquisa, incentivar projetos sustentáveis, sensibilizar para a identificação das necessidades da comunidade e oportunizar momentos de integração e troca de experiências entre estudantes e professores, consolidando-se como um espaço de aprendizagem colaborativa e de projeção para o futuro da educação.
TEXTO – Leandro Augusto Hamester
 CRÉDITO DAS FOTOS – Micheli Pereira
Noticia Site Fórum Rede Sinodal 2