Tecnologia da Informação

O eXeLearning, disponível gratuitamente, foi desenvolvido em processo colaborativo, capitaneado pelo Centro Nacional de Desenvolvimento Curricular em Sistemas não Proprietários, do governo da Espanha. Trata-se de uma ferramenta de código aberto que permite criar conteúdos educacionais de modo simples, sem necessidade de que o educador seja um especialista em tecnologia.

Leia mais:Ferramenta de código aberto para produção de recursos educacionais

Desde 2014 está disponível para download a versão em português do Design Thinking para Educadores, metodologia difundida pela IDEO, consultoria global de design que expandiu o método para a área de educação, com o objetivo de desenvolver o pensamento crítico e a capacidade de inovação dos estudantes.

A adaptação da versão, composta por um livro base e um caderno de atividades, foi elaborada por Priscila Gonsales, diretora do Instituto Educadigital, e busca aproximar o conteúdo à realidade brasileira.

O que é Design Thinking?

Design Thinking ou DT, é considerada uma expressão idiomática que vem ganhando notoriedade em todo o mundo. Como definição, DT é um novo jeito de pensar e abordar problemas ou, dito de outra forma, um modelo de pensamento centrado nas pessoas.

Leia mais:Design Thinking para Educadores tem Versão Brasileira

Através do uso de um smartphone ou tablet podemos adquirir diversos aplicativos de forma gratuita ou paga. Normalmente utilizamos aplicativos para comunicação e utilização de redes sociais. Porém, além destes aplicativos, temos muitas opções de aplicativos que nos ajudam com nossa organização e aprendizagem pessoal e profissional.

Abaixo, temos um link de uma tabela que fornece uma lista de aplicativos educacionais gratuitos disponíveis para Android (que é o sistema operacional da maioria dos smartphones e tablets brasileiros – Samsung, Motorola, Lenovo, etc).

A tabela procura reunir um conjunto de informações sobre programas educacionais livres para dispositivos móveis e pode ser utilizada de forma fácil e rápida por professores, pais, alunos e demais interessados.

Leia mais:Softwares Educacionais Livres para Dispositivos Móveis