Diz a Sabedoria: "Agora jovens, escutem! Façam o que eu digo e serão felizes, aprendam o que é ensinado a vocês. Sejam sábios e não abandonem os ensinamentos" Provérbios 8.32-33

O CFJL investe, cada vez mais, em uma educação diferenciada que transmita valores, convivência e solidariedade. Uma educação que vai além das competências, além da dedicação acadêmica e intelectual. Neste sentido, a Coordenação Pedagógica está elaborando encontros de formação para os educadores e educadoras, como também para os educandos e educandas, no segundo semestre de 2009, visando os relacionamentos fraternos, recíprocos e a defesa e o cuidado da vida.

Assim, nos dias 29 e 30 de agosto acontecerá o Curso de Eneagrama, direcionado aos(às) professores(as) da Educação Infantil e das Séries Inicias. O curso trabalhará os relacionamentos, a personalidade e a construção das nossas relações. Analisará o "ser educador" e o compromisso de educar para a liberdade, a solidariedade e o desenvolvimento digno.

Este curso de eneagrama marca o início do projeto LEV (Limites, Educação e Virtudes), estruturado pela equipe de profissionais da Educação Infantil e Séries Inicias do CFJL, como proposta de desenvolver um projeto pedagógico com maior envolvimento e compromisso da família no processo educacional de seus(suas) filhos(as).

Já aos educandos e educandas do Ensino Fundamental e Médio será realizado um Seminário de Liderança, envolvendo o Grêmio Estudantil e os líderes de turma, para refletir sobre os tipos de lideranças, o referencial de um líder e, principalmente, o exemplo de um líder solidário e fraterno. Os(as) alunos(as) discutirão liderança como capacitação para a criatividade, para enfrentar desafios sem descartar pessoas, mas sim, unir forças e iniciativas na construção de complementaridade e dignidade.

A proposta de Seminário de Liderança realizada no CFJL também será oferecida para a rede municipal e estadual de educação em Horizontina, como iniciativa de refletirmos, no município, a importância da liderança solidária e fraterna.

"O amoroso Deus não chama apenas os capacitados, mas capacita a todos e todas que chama".

Olmiro Ribeiro Junior - Pastorado escolar e universitário.