Na noite da última quinta-feira, dia 06 de agosto, às 19 horas, no auditório da Ricohpel, foi lançado o Projeto VISTRA, uma parceria entre a empresa horizontinense de soluções coorporativas Ricohpel e o Centro Tecnológico Frederico Jorge Logemann.

Justificando a falta de profissionais qualificados na área de TI (Tecnologia da Informação), as duas instituições firmaram uma parceria, que tem como objetivo qualificar jovens talentos em desenvolvimento de sistemas, levando em conta questões como ética, responsabilidade e comprometimento, utilizando metodologias de gerenciamento de projeto, bem como ferramentas inovadoras existentes no mercado.

Segundo Marcos Aurélio Schneider, Diretor da Ricohpel, quatro jovens, oriundos do Curso Técnico em Informática do CFJL, foram selecionados para, em um prazo de um ano, receberem treinamentos e desenvolver um sistema exclusivo, numa infra-estrutura diferenciada, através de uma software house modelo.

Para os quatro alunos participantes do Projeto VISTRA - que foi batizado com este nome por unir os conceitos Visão e Trabalho - esta é uma oportunidade única de aprofundar conhecimentos específicos na área de TI e, acima de tudo, terem a oportunidade de experimentarem e serem orientados quanto à sua formação humana enquanto profissionais.

Os trabalhos deverão ter seu início ainda no mês de agosto e já contam com um investimento prévio de, aproximadamente, R$ 40.000,00, entre infra-estrutura e profissionais de apoio envolvidos, tanto na realização do projeto, quanto na orientação técnica e pedagógica dos estudantes.

Nas palavras do Diretor do Centro Tecnológico Frederico Jorge Logemann, Sedelmo Desbessel, "não estamos falando em somente encaminhar alunos para oportunidades de estágio, mas sim, algo maior. O projeto VISTRA quer oportunizar aos alunos destaques, a chance de crescerem ainda mais, enquanto técnicos de informática, unindo teoria à prática, de maneira organizada e utilizando técnicas de gestão modernas e competitivas. Com isso, formaremos profissionais capacitados também no que se refere a valores, espírito de equipe, cumprimento de prazos e responsabilidades".

A seleção dos alunos participantes levou em conta: capacidade de aprendizagem, lógica e comprometimento. Os alunos selecionados foram: Airton Luciano Zavareze, Fernando Daniel Belarmino, Gustavo Freddo Breunig e Gustavo Kehrwald. A eles, parabéns por participar deste desafio e muito sucesso!