Na última quinta-feira, dia 3 de setembro, no auditório do Centro Tecnológico Frederico Jorge Logemann, foi realizada a 2ª edição do Festival Curtas CFJL. Com o objetivo de despertar a criatividade, através da arte cinematográfica, o festival é uma amostra de curtas-metragens (filmes de curta duração) produzidos pelos(as) alunos(as) do Centro Tecnológico Frederico Jorge Logemann.

Neste ano, foram inscritos seis filmes/curtas, marcados por muita criatividade, originalidade, crítica argumentativa e o desejo de que, aos poucos, se desenvolva uma postura pró-ativa e colaborativa com a transformação do mundo.

Os filmes/curtas foram analisados por uma Comissão Julgadora, composta por convidados externos e colaboradores do CFJL, a qual elegeu os dois melhores. Como convidados externos, o evento contou com a importante participação do cineasta Anderson Farias e, também, do cinegrafista Gelson Waier e do repórter Guilherme Canal, ambos da RBS-TV Santa Rosa.


A Comissão Julgadora definiu Burning Brains, como vice-campeão, e La Novia, como campeão. Conheça mais sobre os filmes/curtas:


- La Novia: gravado em espanhol, com legendas em português.

Direção: Daniela Severo Rockenbach

Produção: Aline Daiane Diesel, Amanda Sahlberg, Cergio Valentim Purolnik Junior, Katherine Nöremberg Servat e Pricila Franken

Sinopse: Em uma pequena cidade do noroeste do RG, havia um casal de jovens apaixonados. Célia, uma bela jovem, sonhadora e romântica, que queria muito o casamento com Juan, seu amado. Juan, um jovem apaixonado e ciumento por sua noiva. Por ser muito ciumento, Juan comete um grande erro...


- Burning Brains: animação produzida através da técnica de stop motion.

Direção e produção: Airton Zavareze

Sinopse: Clip musical da banda "The Burning Brains" com a música What a Wonderful World.


Para o encerramento da noite, todos(as) os(as) alunos(as) cineastas receberam certificados pela participação no Festival Curtas CFJL, bem como os convidados levaram para casa uma lembrança pela contribuição como avaliadores.

Já os dois curtas campeões ganharam troféus e o filme La Novia, campeão, ganhou o direito de representar o Centro Tecnológico Frederico Jorge Logemann na 1ª AMOVISE (Amostra de Vídeos da Rede Sinodal de Educação), que se realizará, em outubro, no Colégio Sinodal Barão do Rio Branco, em Cachoeira do Sul/RS.

Ao final do evento, o cineasta Anderson Farias falou sobre os trabalhos: "fiquei muito feliz pelo convite e os alunos estão de parabéns pelos filmes produzidos, pois me surpreenderam positivamente pelo aspecto profissional apresentado, desde o desenvolvimento de roteiro até a produção".


O CFJL agradece a presença e envolvimento de todos que auxiliaram para a realização do festival, bem como parabeniza a todos os participantes e deseja boa sorte à equipe do filme La Novia!

Veja mais: http://albuns.cfjl.com.br/index.php?a=2009&album=1568