Encerrou-se, nesta semana, o curso de Libras, a Língua Brasileira dos Sinais, em que um grupo expressivo de professores e funcionários do Centro Tecnológico Frederico Jorge Logemann esteve participando.

Desde o final do ano passado, a instituição busca a inclusão de pessoas com deficiência no quadro profissional. E, para melhor se adequar às necessidades dos funcionários, e mesmo de alunos com problemas de comunicação oral, alguns professores iniciaram o Curso de Libras, ainda no primeiro semestre deste ano.

De acordo com depoimentos de algumas professoras participantes, este curso possibilitou conhecer outro universo, compreender, aceitar e RESPEITAR; abriu os olhos para outra realidade. Afinal, a professora Alessandra, auxiliada em diversos momentos pela instrutora Giovani (que é deficiente auditiva), fez questão de ressaltar a importância da inclusão e da comunicação gestual para a integração de toda a sociedade. Nas palavras de uma das professoras participantes: "A inclusão é algo real e nós precisamos estar preparadas para receber estas pessoas, e inseri-las no cotidiano escolar".

O Curso de Libras teve duração de 40 horas semanais e atendeu, neste primeiro momento, a 15 pessoas. Seu encerramento aconteceu com uma confraternização, coordenada pela Profª Rosemeri Henn.

Nos próximos anos, a intenção é a de viabilizar este e outros meios de inclusão social no calendário letivo do CFJL, possibilitando a participação de interessados de toda a comunidade horizontinense.

Veja mais: http://albuns.cfjl.com.br/index.php?a=2009&album=1581