Um dia foi suficiente para que os 23 alunos do quarto ano das séries iniciais do CFJL - Centro Tecnológico Frederico Jorge Logemann de Horizontina conhecessem pessoalmente lugares de referência histórica e cultural da Região da Grande Santa Rosa, estudados durante o ano, em sala de aula.

O roteiro da viagem de estudos, coordenado pela Professora Solange Rupp Staffen, iniciou com visita à cidade de Porto Mauá, para conhecer a fronteira entre o Brasil e Argentina, e o Rio Uruguai que divide os dois países. Na sequência, o grupo foi para a cidade de Santo Cristo, onde visitou a catedral.

O passeio continuou na cidade Santa Rosa, onde os alunos visitaram o museu, onde puderam observar objetos antigos, os quais contribuem para imaginar como algumas coisas eram feitas no passado. "Ao ver um chuveiro antigo no museu os alunos questionaram como era mais difícil e muito diferente tomar banho", conta a Professora Rosemeri Henn, que acompanhou a turma. Também puderam observar objetos de comunicação e utensílios domésticos que chamaram a atenção os pequenos visitantes.

Ainda em Santa Rosa, os alunos visitaram o Quartel, onde assistiram a um filme sobre as manobras, dia de campo, treinamento físico dos soldados e ainda viram os uniformes, fotos, entraram no "Cáscavel", um carro de combate. Segundo a professora Solange Staffen, "a viagem foi prazerosa e importante para o aprimoramento do conhecimento dos alunos".